Na última ‘Data Fifa’ do ano, o Brasil empatou com a Tunísia por 1 a 1, nesta terça-feira (18), em amistoso preparatório da Copa do Mundo de 2026. Os africanos abriram o placar com Mastouri, em erro de Wesley no Stade Pierre-Mauroy, na França. Ainda no primeiro tempo, Estêvão deu números de igualdade em cobrança de pênalti.
Para além do gol, Estêvão teve grande exibição e foi o melhor brasileiro em campo - o que coloca uma ‘pulga atrás da orelha’ de Ancelotti, que ainda tem Raphinha retornando de lesão. Outro destaque ficou para Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que entrou no segundo tempo e atuou por mais de 30 minutos.
Últimos amistosos?
O Brasil quer fazer dois novos amistosos antes da Copa do Mundo de 2026. A ESPN divulgou que a Seleção deverá enfrentar a França em Boston, no dia 28 de março, e a Croácia em Orlando, no dia 31 do mesmo mês. O Mundial acontecerá pouco depois, do dia 11 de junho a 19 de julho.
O jogo
Escalação
Nas últimas convocações, Carlo Ancelotti optou por escalar o time titular no primeiro jogo da ‘Data Fifa’ e os ‘reservas’ no segundo. Porém, desta vez, ele praticamente repetiu o 11 inicial que venceu Senegal. As duas mudanças foram a entrada do goleiro Bento, do lateral-esquerdo Caio Henrique e do lateral-direito Wesley.
Primeiro tempo
Brasil começa melhor
O Brasil iniciou a partida de forma incisiva e obrigou os tunisianos a jogarem sem a bola nos primeiros minutos. Os atacantes Rodrygo, em chute cruzado, e Estêvão, de falta, levaram perigo à meta adversária. Porém, com o passar do tempo, o time africano começou a gostar do jogo e começou a ter mais a posse da bola no campo brasileiro.
Gol da Tunísia
Foi assim que, aos 17 minutos do primeiro tempo, a Tunísia abriu o placar. Wesley errou domínio no campo de ataque, Saad recuperou a bola e acionou Abdi. O meia africano puxou contra-ataque e lançou Mastouri. Com dois toques, o centroavante só teve o trabalho de descolar Bento em um chute cruzado: 1 a 0.
Pressão até o empate
O gol da Tunísia não acovardou o time de Ancelotti, que partiu para cima. A Seleção chegou com perigo em chute bloqueado de Vini Jr. e finalização cruzada de Estêvão, mas foi Rodrygo que colocou Dahmen para trabalhar. Aos 37 minutos, o atacante do Real Madrid cobrou falta no cantinho, obrigando o goleiro a fazer grande defesa.
Pouco depois, aos 39 minutos, Estêvão cruzou para a área, e a bola bateu na mão de Bronn. A Seleção reclamou, e o árbitro marcou o pênalti após conferir no monitor do VAR. Na cobrança, o jovem Estêvão finalizou no canto esquerdo de Dahmen, que escolheu o lado errado e nada pôde fazer: 1 a 1.
Segundo tempo
Mudanças
Ancelotti aproveitou para promover algumas mudanças no segundo tempo. No intervalo, Danilo e Vitor Roque entraram no lugar de Wesley e Matheus Cunha. Pouco depois, Lucas Paquetá entrou na vaga de Bruno Guimarães; Fabinho substituiu Casemiro; e Fabrício Bruno entrou no lugar do machucado Éder Militão.
Pênalti desperdiçado
O Brasil precisou de um ‘presente rival’ para poder ter uma chance clara de gol em 30 minutos. O zagueiro Sassi tropeçou na bola e puxou Vitor Roque dentro da área. A arbitragem marcou pênalti, e Lucas Paquetá assumiu a responsabilidade. Porém, o meia cobrou mal, mandou longe do gol e desperdiçou a chance de virar a partida.
Brilho de Estêvão e fim do jogo
O Brasil melhorou depois do pênalti perdido e pressionou a Tunísia até o fim. A melhor chance veio aos 49 minutos, quando Estêvão recebeu passe de Fabinho, fintou e finalizou rasteiro, de direita. A bola beliscou a trave antes de sair para a linha de fundo. O lance foi o último do jogo, que terminou empatado.
Ficha do jogo
Brasil 1 x 1 Tunísia
Brasil
Bento; Wesley (Danilo), Marquinhos, Militão (Fabrício Bruno) e Caio Henrique; Casemiro (Fabinho) e Bruno Guimarães (Lucas Paquetá); Rodrygo (Luiz Henrique), Vini Jr., Matheus Cunha (Vitor Roque) e Estêvão. Técnico: Carlo Ancelotti.
Tunísia
Dahmen; Valery, Talbi, Bronn, Meriah e Abdi (Ouanes); Skhiri; Sassi, Hannibal e Saad (Achouri); Mastouri (Gharbi). Técnico: Sami Trabelsi.
Gols
Estêvão (44min do 1T), para o Brasil; Mastouri (23min do 1T), para a Tunísia.
Cartões amarelos
Wesley (9min do 1T), para o Brasil; Abdi (39min do 1T), para a Tunísia.
- Motivo: Amistoso Preparatório para a Copa do Mundo de 2026
- Data e horário: terça-feira, 17 de novembro de 2025, às 16h30 (de Brasília)
- Local: Decathlon Arena, em Lille, na França