Ouvindo...

Ancelotti convoca Seleção pela última vez no ano de olho em amistosos de novembro

Brasil enfrentará Senegal e Tunísia em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2026

Carlo Ancelotti em jogo da Seleção Brasileira

O treinador Carlo Ancelotti fará, nesta segunda-feira (3), às 15h (de Brasília), a quarta convocação da Seleção Brasileira desde que assumiu o comando da equipe, em maio. O técnico definirá os jogadores que disputarão os amistosos contra Senegal e Tunísia, últimos compromissos de 2025.

O anúncio será feito da sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Os jogos contra as seleções africanas serão nos dias 15 e 18 de novembro, respectivamente.

Já classificado para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil está realizando amistosos para se preparar para a competição no próximo ano.

No último mês, a equipe de Ancelotti enfrentou a Coreia do Sul e o Japão na passagem pela Ásia. Agora, jogará contra equipes da África e, no ano que vem, da Europa.

Ainda com tempo de testar jogadores para a Copa do Mundo, Ancelotti diversificou a Seleção na última convocação. Nesta segunda, o treinador deve manter a base da equipe que viajou para a Ásia em outubro.

Neymar de volta?

O atacante Neymar é uma das grandes dúvidas para a convocação. O camisa 10 do Santos ainda não esteve em nenhuma lista de Ancelotti.

Diferentemente do último mês, o jogador está à disposição. Neymar voltou a jogar pelo Santos no sábado (1º), no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. Ele retornou após quase 50 dias afastado dos campos, em recuperação de uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita.

Em entrevista, Ancelotti já afirmou que Neymar voltará a vestir a camisa da Amarelinha quando estiver em condições físicas para tal.

Dúvida no gol

A dúvida também paira no gol. Isso porque Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Fenerbançe, principais nomes para a posição, estão lesionados.

Homens de confiança de Ancelotti para guardar as redes, Bento, do Al Nassr, e Hugo Souza, do Corinthians, estiveram nas três convocações do técnico na Seleção.

A terceira vaga, entretanto, é uma dúvida. Em outubro, após o corte de Ederson, Ancelotti convocou o goleiro John, do Nottingham Forest.

Entretanto, outros arqueiros se destacaram no último mês. Everson, do Atlético, é uma das opções a serem consideradas. O goleiro alvinegro tem tido grande protagonismo nas partidas do Galo e foi essencial no empate por 0 a 0 com o Internacional nesse domingo (2).

“Cara, quando você está em alto nível no seu clube, como eu venho tendo desde 2021 até aqui, obviamente aspiro Seleção Brasileira. Para eu que possa ser lembrado, tenho que manter o alto nível no meu clube. Respeito todos os treinadores que passaram, todas as convocações, mas sempre me coloco à disposição”, disse o camisa 22 ao Amazon Prime, após a partida contra o Colorado.

O Carlos Miguel, do Palmeiras, é outro nome que pode ser lembrado pelo técnico italiano. O goleiro é titular do Alviverde desde a lesão de Weverton em outubro. Nos últimos três jogos, o Palmeiras não levou nenhum gol.

Leia também

Datas e horários amistosos da Seleção Brasileira de novembro

A Seleção Brasileira entre em campo no dia 15 de novembro, às 13h (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra, contra Senegal.

Três dias depois, no dia 18 de novembro, o Brasil enfrenta a Seleção Tunisiense, às 16h30 (de Brasília), no Decathlon Stadium, em Lille, na França.

A convocação de Carlo Ancelotti nesta segunda-feira (3), poderá ser acompanhada pelo canal da CBF no Youtube.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte