Ouvindo...

Brasil enfrenta Equador para se manter vivo no Sul-Americano Sub-20

Vitória nesta quinta-feira (30) é fundamental para a Seleção de base continuar na busca pela classificação para a fase final da competição na Venezuela

Iago, zagueiro do Flamengo em treino com a Seleção Brasileira Sub-20

A Seleção Brasileira Sub-20 decide nesta quinta-feira (30) seu futuro no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Às 20h30 (de Brasília), o time de Ramon Menezes enfrenta o Equador, no estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela. O jogo terá transmissão pelo SporTV.

A goleada histórica de 6 a 0 sofrida para a Argentina na estreia repercute na classificação do Grupo B. O Brasil venceu a Bolívia na segunda rodada, por 2 a 1, e o regulamento deu uma mãozinha: se vencer o Equador, o Brasil se classifica porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto e os equatorianos só poderiam chegar aos mesmos seis pontos.

Se empatar, o saldo de gols ruim pode complicar na última rodada, no sábado (1), quando encara a Colômbia. Os argentinos lideram a chave com sete pontos, em três partidas, e folgam nesta rodada. A Colômbia tem quatro, com Equador e Brasil com três, todos com duas partidas. A Bolívia, lanterna com zero, está eliminada precocemente.

O Brasil está em quarto no momento, atrás do Equador, por causa do saldo de gols. O time da CBF tem -5, contra zero dos rivais. Se perder nesta quinta, o Brasil estará eliminado.

Os três primeiros de cada grupo se classificam para um hexagonal final, quando tudo é zerado e todos se enfrentam, com cinco jogos para cada seleção. Os quatro primeiros do Sul-Americano se classificam para o Mundial Sub-20 da Fifa, que será entre setembro e outubro de 2025, no Chile. Caso os chilenos estejam entre os quatro, como já está garantido como país-sede, o quinto vai ao Mundial.

“Nosso principal objetivo era conquistar os três pontos [contra a Bolívia]. Vamos focar no Equador e na Colômbia e seguir o nosso trabalho para fazer um bom jogo na quinta-feira”, disse o zagueiro Iago, do Flamengo, que foi capitão do time em parte do jogo frente aos bolivianos, algo que está acostumado na base do Rubro-Negro.

“Estou bastante acostumado [a ser capitão] no Flamengo. Acho que estou começando a conquistar a confiança de todos. O Pedrinho saiu em um momento do jogo e acabei assumindo a braçadeira de capitão, que é algo muito bom para o jogador. Acho que consegui liderar a equipe e ajudar meus companheiros”, disse Iago.

O técnico Ramon Menezes deve colocar em campo Robert; Igor Eduardo, Arthur, Iago e Leandrinho; Breno Bidon, Kauan Silva e Gabriel Moscardo; Pedrinho, Deivid Washington e Alisson.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.