Ouvindo...

Escalação da Seleção: Dorival confirma time com Gerson e sem Arana contra a Venezuela

Lateral do Atlético está machucado, mas vai viajar para Maturín; no meio de campo, flamenguista ‘roubou’ a vaga de Lucas Paquetá

Dorival Júnior em treino da Seleção Brasileira no estádio Mangueirão, em Belém

Dorival Júnior não fez mistério e anunciou a escalação da Seleção Brasileira para enfrentar a Venezuela nesta quinta-feira (14), pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo será no estádio Monumental de Maturín, a partir das 18h (de Brasília).

O time será quase o mesmo que iniciou o último confronto, na goleada sobre o Peru por 4 a 0, em Brasília, em outubro. A única mudança será a entrada de Vinícius Júnior, recuperado de lesão no ombro, na vaga de Rodrygo, que foi cortado por causa de um problema muscular.

O time que vai a campo será: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vini Jr.

Com entorse no tornozelo direito, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético, viaja à Venezuela com a delegação, na tarde desta quarta-feira (13), mas ficará no banco de reservas. Segundo Dorival, mesmo se Arana estivesse bem, Abner, do Lyon-FRA, seria o titular.

No meio de campo, Gerson ganhou a vaga de Lucas Paquetá. Suspenso contra o Peru, o meia do West Ham-ING agora é reserva, com um meio de campo que será formado por Bruno Guimarães, que retomou a posição de André, Gerson e Raphinha. Este novamente será meia, função que vem exercendo no Barcelona-ESP.

“Já tinha a ideia da repetição [antes das lesões de André e Arana], não tive dúvidas em momento nenhum. Conto com todos eles, da mesma forma com Arana, com André. Jogadores de muito bom nível, e que têm nosso respeito, e terão as suas oportunidades. André quando entrou deu resposta positiva, Paquetá vinha tentando encontrar seu melhor momento, e isso vai acontecer”, disse Dorival no estádio Mangueirão, em Belém, cidade em que a Seleção se prepara para entrentar a Venezuela.

Arana vinha sendo o titular, mas acabou desconvocado para os jogos de outubro por causa de lesão. Abner Vinícius, jogador de 24 anos revelado pela Ponte Preta e que se destacou no Athletico-PR, ganhou espaço e parece ter ganhado a titularidade neste momento.

O Brasil goleou o Peru por 4 a 0, em 15 de outubro, em Brasília, e chegou à quarta colocação das Eliminatórias, após dez jogos, com 16 pontos. A Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados, após 18 rodadas, se classificam para a Copa do Mundo de 2026, e o sétimo vai disputar uma repescagem mundial.

O roteiro da Seleção em novembro

O Brasil vai enfrentar, pela 11ª rodada das Eliminatórias, a Venezuela nesta quinta-feira (14), às 18h (de Brasília). O jogo será no estádio Monumental de Maturín. Por logística, a direção da confederação brasileira decidiu que a apresentação dos atletas e treinamentos antes da viagem à Venezuela são em Belém.

O grupo chegou à capital do Pará na segunda-feira (11). Os treinos no estádio Mangueirão são segunda, terça e quarta. Nesta quarta-feira (13), o grupo embarca a Maturín, à tarde, em voo fretado.

“Depois de muitas reuniões e avaliações em relação a este jogo específico da Venezuela, o Departamento de Seleções tomou a decisão de fazer a preparação para este jogo em Belém por vários motivos. O primeiro é a localização. A cidade é bem mais próxima de Maturín, um voo de aproximadamente 2 horas e 45 minutos, enquanto outras possibilidades no Brasil o voo seria muito mais longo”, disse Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF.

Após o jogo contra a Venezuela, o grupo viaja a Salvador, na Bahia, onde vai enfrentar, no dia 19 de novembro, o Uruguai, na Arena Fonte Nova. O jogo, pela 12ª rodada das Eliminatórias, será às 21h45 (de Brasília).

Na capital baiana, os treinamentos serão no estádio Barradão, do Vitória. Os horários ainda serão anunciados.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.