Ouvindo...

CBF quer contratar Guardiola, que ‘se anima’ com possibilidade, diz site

Treinador do Manchester City tem contrato no fim em meados de 2025 e gostaria de treinar seleção nacional; há possibilidade de renovação com o clube

A CBF tem conversado com o técnico Pep Guardiola, atualmente no Manchester City-ING. A ideia seria que ele assumisse a Seleção Brasileira em meados de 2025, quando acaba o acordo do badalado espanhol com o clube inglês. A informação é do site The Athletic, braço esportivo do The New York Times.

Segundo a publicação, o interesse da CBF agrada a Guardiola. Ele tem como objetivo na carreira treinar uma seleção nacional e trabalhar em uma Copa do Mundo. Uma renovação com o City, entretanto, não é descartada, por mais um ano, até meados de 2026. Nesse momento, ele poderia assumir alguma seleção para ter um ciclo completo até a Copa do Mundo de 2030.

Guardiola vive um momento de baixa no City. Apesar de ocupar a segunda colocação da Premier League, o Campeonato Inglês, com 23 pontos, dois abaixo do Liverpool, o time acumula três derrotas seguidas na temporada, algo raro na era Guardiola.

Na última, uma goleada de 4 a 1 para o Sporting-POR, pela quarta rodada da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa. O City é o 10º na classificação geral, com 7 pontos, e hoje estaria indo para os playoffs, fase que vai anteceder às oitavas de final nesse novo formato da Champions.

Após a goleada para o Sporting, Guardiola brincou que a Seleção Brasileirão não o iria querer mais. Um “namoro” entre a CBF e o espanhol ocorre desde quando ele treinava o Barcelona-ESP, entre 2008 e 2012. Seu nome apareceu, inclusive, como candidato a ser o técnico do Brasil na Copa de 2014, disputada no país. Mas ele assumiu o Bayern de Munique-ALE, clube no qual ficou até 2016, antes de chegar ao City.

Após o fracasso na Copa do Mundo de 2022, no Qatar, a CBF tentou a contratação do italiano Carlo Ancelotti. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, conversou ao menos duas vezes com Ancelotti, no primeiro semestre de 2023, o convidando a assumir a Seleção ao fim de seu contrato com o Real Madrid, em meados de 2024.

Ednaldo colocou até um técnico tampão à frente do Brasil, Fernando Diniz, que sabia que tinha prazo de validade e se dividia entre a CBF e seu clube à época, o Fluminense. Mas Ancelotti optou por renovar com o Real, e a CBF contratou Dorival Júnior.

Dorival tem contrato até o fim da Copa do Mundo de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá. Ele assumiu em janeiro de 2024, e apesar de ter perdido apenas uma vez em 12 jogos, fracassou na Copa América, caindo nas quartas de final para o Uruguai, e nas Eliminatórias para a Copa de 2026 a Seleção está na quarta colocação. Os seis primeiros se classificam ao Mundial, com o sétimo jogando uma repescagem.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia
Leia mais