Ouvindo...

Por que Lucas Paquetá se mantém na delegação da Seleção mesmo com a suspensão

Meia do West Ham-ING participou de treinamento neste sábado (12), em Brasília; Matheus Pereira foi chamado para seu lugar e também trabalhou

Lucas Paquetá treina com a Seleção Brasileira em Brasília antes de jogo contra o Peru

Lucas Paquetá está suspenso e não vai poder entrar em campo pela Seleção Brasileira na próxima terça-feira (15), contra o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45 (de Brasília). Mesmo assim, o meia do West Ham-ING pediu para permanecer com a delegação, e o técnico Dorival Júnior aceitou.

O Brasil, portanto, terá 24 atletas treinando na capital federal em preparação para o confronto contra os peruanos pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Matheus Pereira, meia-atacante do Cruzeiro, foi convocado para o lugar de Paquetá e já participou do treinamento realizado neste sábado (12), no estádio do Gama, o Bezerrão.

Normalmente, atletas suspensos de um jogo para o outro das Eliminatórias já são liberados para retornarem a seus clubes. Paquetá recebeu cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Chile, de virada, na quinta-feira (10), em Santiago. Ele acumulou três advertências e está suspenso para o próximo confronto.

Paquetá, entretanto, pediu para ficar com o grupo. No entendimento da comissão técnica da Seleção é importante manter a base que Dorival Júnior entende que vai seguir até a Copa de 2026 junta, portanto viu com bons olhos a solicitação do jogador. Aos 27 anos, Paquetá é um dos mais experientes do grupo, com uma Copa do Mundo, a de 2022, no Catar, no currículo.

Do grupo convocado para a Data-Fifa de outubro, Paquetá só tem menos jogos na Seleção do que o zagueiro Marquinhos (92) e o lateral-direito Danilo (62). O meia do West Ham completou 53 partidas contra o Chile.

Como é período de convocações para as seleções nacionais, o clube inglês não poderia solicitar a volta do meia antecipadamente, apesar da suspensão. Poderia haver a iniciativa dele ou da CBF da liberação, o que não ocorreu. A Data-Fifa atual acaba em 15 de outubro.

Paquetá jogou de segundo volante contra o Chile, em uma nova formação elaborada por Dorival, e Gerson, do Flamengo, deve ser o seu substituto para enfrentar o Peru.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.