Ouvindo...

Dorival perde primeira na Seleção: ‘Todos temos que assumir a responsabilidade’

Treinador fez a décima partida nesta terça-feira (10), no 1 a 0 para o Paraguai, pelas Eliminatórias; treinador pede que atletas sejam decisivos

Dorival Júnior em entrevista coletiva após derrota para o Paraguai

Na décima partida como técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior perdeu a primeira. O 1 a 0 para o Paraguai, nesta terça-feira (10), em Assunção, pela 8ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, derrubou o Brasil para a quinta posição, depois de outra atuação ruim.

O treinador tem como retrospecto cinco empates, quatro vitórias e uma derrota, mas uma eliminação de Copa América nas quartas de final, em julho, para o Uruguai nos pênaltis, e agora um tropeço nas Eliminatórias inicia uma pressão sobre o trabalho.

O Brasil tem dez pontos, só um a mais do que a Bolívia, que tem nove e está em oitavo, posição fora até da zona de classificação para a repescagem.

Veja a classificação das Eliminatórias

Na saída de campo, alguns jogadores, como Marquinhos, citaram a renovação e atletas novos chegando como algo que dificulta neste momento a evolução do futebol da Seleção. Para Dorival, é preciso dividir responsabilidades entre todos.

“As alterações nas convocações são por necessidade. O Raphinha estava suspenso, o Savinho se machucou, depois Éder Militão e Pedro. O que eu acho é que todos temos que assumir a responsabilidade, temos que ser decisivos em momentos oportunos da partida. Nos perdemos muito em alguns momentos, sem nos aproximarmos do gol do adversário, e isso pesa muito”, disse Dorival Júnior.

Para o treinador, faltam infiltrações para um time que fica com a bola e troca passes.

“Estamos trabalhando e tentando melhorar isso. E tem minha responsabilidade, claro. Mas hoje, especificamente, deixamos muito a desejar na primeira etapa, e isso fez muita diferença”, disse o treinador.

Após subir para a quarta posição ao vencer o Equador por 1 a 0, na sexta passada, o resultado em Assunção fez o Brasil cair para a quinta colocação, com dez pontos.

É a mesma pontuação da Venezuela, mas o Brasil tem uma vitória a mais (3 a 2). Os seis primeiros se classificam para o torneio que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e o sétimo, agora o Paraguai, com nove pontos, vai para uma repescagem mundial, em março de 2026.

A próxima Data-Fifa será em outubro, entre os dias 7 e 15. A Seleção Brasileira vai visitar o Chile no dia 11 de outubro, em Santiago, em horário a ser anunciado, pela 9ª rodada das Eliminatórias.

No dia 15, às 21h45 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Brasil receberá o Peru, pela 10ª rodada, já pelo returno da competição.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia