A Seleção Brasileira Sub-23 já estava classificada para o quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico, com uma rodada de antecedência, e o técnico Ramon Menezes optou por poupar, nesta quinta-feira (1), seus principais jogadores. Os atacantes Endrick e John Kennedy e o volante, e capitão, Andrey Santos ficaram fora, só que os reservas não corresponderam.
A anfitriã Venezuela venceu por 3 a 1, no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, e conseguiu a segunda vaga do Grupo A para a próxima fase.
O Brasil terminou ainda em primeiro, com nove pontos, com os venezuelanos com oito e o Equador, eliminado, em terceiro com sete. Foi a primeira vitória da Venezuela sobre o Brasil em um Pré-Olímpico, na sétima partida. Havia perdido cinco e empatado uma.
Na próxima fase o Brasil reencontrará a Venezuela, e também enfrentará Argentina e Paraguai, os classificados, com uma rodada de antecedência, do Grupo B. A Conmebol ainda divulgará a tabela, mas a primeira rodada será na próxima segunda-feira (5). A competição termina em 11 de fevereiro.
Somente os os dois primeiros colocados no quadrangular garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, que será disputado entre julho e agosto de 2024.
Rendimento abaixo
Ramon Menezes perdeu dois jogadores cortados por lesão: o lateral-esquerdo Kaiki Bruno, do Cruzeiro, e o zagueiro Michel, do Palmeiras. Ambos com lesões musculares. Mas mesmo assim não mudou a ideia de poupar ao máximo o grupo, já que não só estava classificado, como o primeiro lugar estava garantido.
Era previsível deixar fora os atacantes Endrick e John Kennedy, estrelas do time e o capitão Andrey Santos. O zagueiro Arthur Chaves estava suspenso pelos dois cartões amarelos. Mas até o goleiro Mycael ficou no banco, para a entrada de Matheus Donelli.
E o time foi dominado por um bom, e técnico, time da Venezuela. Segovia foi o destaque ao marcar os dois gols, em bonitos lances. No primeiro recebendo um passe de letra e, no segundo, driblando dois brasileiros e chutando de fora da área, no canto direito de Donelli.
Endrick e Marlon Gomes entraram logo após o intervalo, mas aos nove minutos Rikelme tentou afastar um cruzamento e jogou contra o gol de Donelli. 3 a 0 no placar e jogo definido. Ramon ainda tentou mudanças, com as entradas de Alexsander e Guilherme Biro, mas a atuação não melhorou.
Aos 44 minutos, Bruno Gomes tocou para Gabriel Pec, já dentro da área. Ele achou Alexsander, que dominou e, com um giro, tirou dois marcadores e chutou forte para o gol de honra do Brasil.
Brasil 1 x 3 Venezuela
Brasil
Matheus Donelli; Bruno Gomes, Luan Patrick (Khellven), Lucas Fasson e Rikelme; Ronald, Mauricio (Endrick) e Gabriel Pirani (Guilherme Biro); Marquinhos (Marlon Gomes), Gabriel Pec e Giovane (Alexsander). Técnico: Ramon Menezes.
Venezuela
Rodríguez; Ferro, Rivas, Uzcátegui e Ortega; Vivas, Faya e Lacava; Segovia (Paz), Bolívar e Martínez (Ruiz). Técnico: Ricardo Valiño.
Gols
Segovia (9min1ºT) e (30min1ºT), Rikelme, contra, (9min2ºT) para a Venezuela
Alexsander (44min2ºT) para o Brasil
Cartões Amarelos
Rikelme, Gabriel Pec (Brasil)
Motivo: 5ª rodada do Grupo A do Torneio Pré-Olímpico
Data e horário: 1º de fevereiro de 2024 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela)
Árbitro: Cristian Garay (Chile)
Auxiliares: Miguel Rocha e Juan Serrano (ambos do Chile)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.