Ouvindo...

De volta à CBF, Ednaldo Rodrigues quer Dorival Júnior como técnico da Seleção Brasileira

Presidente voltou ativamente ao cargo após decisão liminar de Gilmar Mendes, ministro do STF

Dorival Junior atualmente trabalha como técnico do São Paulo

De volta à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (4), Ednaldo Rodrigues já trabalha ativamente com os próximos passos da Seleção Brasileira Masculina de Futebol. Segundo entrevista concedida à revista Veja, o mandatário da CBF já quer definir um substituto do técnico Fernando Diniz, e o primeiro nome seria Dorival Júnior, atualmente no São Paulo.

De acordo com o comentarista Alê Oliveira, da Itatiaia, Dorival Júnior já recebeu o convite de Ednaldo Rodrigues para assumir a Seleção Brasileira no meio do ano, no lugar de Fernando Diniz.

Em julho de 2023, Diniz assinou com a Seleção até junho de 2024, com planejamento inicial de que o italiano Carlo Ancelotti assumisse para a disputa da Copa América, no dia 20 de junho. Após a renovação do treinador europeu com o Real Madrid-ESP, Ednaldo tem no técnico do São Paulo uma opção para a sequência de trabalho.

Agora aposentado, o ex-lateral Filipe Luís deve ser o coordenador técnico da Seleção, função que era exercida por Juninho Paulista.

Ednaldo Rodrigues de volta à CBF

O presidente da entidade foi afastado do cargo no começo de dezembro de 2023, por conta de polêmicas envolvendo a eleição de Rogério Caboclo, antecessor de Ednaldo. O processo existe desde 2018, por conta de questionamento do Ministério Público acerca do estatuto da confederação por estar em desacordo com a Lei Pelé porque previa pesos diferentes para clubes nas votações para escolha dos presidentes.

Nesta quinta-feira (4), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestaram favoráveis ao retorno de Ednaldo. Pouco depois, o ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu liminar para que o presidente volte ao cargo de forma imediata.

Na segunda e terça-feira (8 e 9), uma comitiva da Fifa vai à sede da CBF se reunir com o antigo interventor, José Perdiz, e Ednaldo Rodrigues, agora de volta ao poder. O caso ainda será analisado no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), mas não há data para julgamento.

Mineiro de Formiga, Wellington Campos está na Rádio Itatiaia desde agosto de 1990, atuando como correspondente no Rio de Janeiro, cobrindo o dia-a-dia da CBF, Seleção Brasileira e STJD, além dos clubes cariocas e os esportes olímpicos. Participou das coberturas das Copas do Mundo de 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil).
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.