Ouvindo...

Morumbi disputa com Brasília para receber Brasil x Argentina em novembro

Estádio do São Paulo entra como opção ‘de segurança’ para clássico, que preocupa Fifa e Conmebol; jogo será pelas Eliminatórias

Morumbi, estádio do São Paulo, concorre para receber jogo Brasil x Argentina

O estádio do Morumbi, em São Paulo, entrou na disputa com o Mané Garrincha, em Brasília, para receber o clássico Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em novembro. O jogo deve ocorrer no dia 21, uma terça-feira, às 21h30 (de Brasília).

A informação foi revelada pela ESPN e confirmada pela Itatiaia. Há somente um porém que a CBF avalia, com relação ao possível estado do gramado: três shows que ocorrem no Morumbi, entre 10 e 13 de novembro, das bandas Red Hot Chili Peppers e RDB.

Há dois meses a CBF planejava levar esse confronto para a Arena da Amazônia, em Manaus, principalmente por questão de logística. Antes de encarar os argentinos em casa, a Seleção do técnico Fernando Diniz irá até a Colômbia, e uma viagem até a capital do Amazonas seria mais curta, com tempo melhor de recuperação física para os atletas. Mas isso mudou.

A vistoria na Arena da Amazônia aprovou o estádio, mas há preocupação de dirigentes da Fifa e da Conmebol com a segurança de Brasil x Argentina. Ainda resquícios do jogo que jamais acabou (e quase nem começou).

Aquele encontro de 5 de setembro de 2021, na Neo Química Arena, em São Paulo, interrompido aos cinco minutos porque as autoridades brasileiras identificaram problemas na entrada de profissionais da delegação argentina ao país com base no protocolo de controle da Covid-19. A partida nunca mais aconteceu.

Fifa e Conmebol afirmaram que Brasil x Argentina é sempre um encontro mais tenso, pela rivalidade histórica, e que esse específico, o primeiro no país depois da confusão de setembro de 2021, merece cuidado redobrado. Por isso que o estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi vistoriado, e também aprovado, apesar ser necessário alguns ajustes no gramado.

No entendimento da CBF, a capital federal atende aos requisitos de segurança, e houve promessa da cúpula da CBF ao governo do Distrito Federal de levar uma partida das Eliminatórias para lá, o que não acontece desde 2005. Mas aí novamente o tema segurança entrou em questão.

Fifa e Conmebol ainda entendem que São Paulo é a melhor opção para o confronto, por questão de logística e infraestrutura de centros de treinamento e hotéis. A CBF, então, conversou com dirigentes do Corinthians, dono da Neo Química, e do São Paulo, proprietários do Morumbi, sobre a possibilidade de o jogo ser realizado em uma dessas duas arenas.

O Morumbi é hoje a opção escolhida pela CBF na capital paulista pela maior capacidade de colocar torcedores para ver o Brasil contra o time de Messi (que deve ser convocado).

A CBF deve definir o local nos próximos dias. Por decisão do presidente Ednaldo Rodrigues, o calendário do Brasil nessas Eliminatórias deve colocar partidas em nove cidades diferentes, diferentemente do que ocorreu na competição passada, para a Copa de 2022, quando o estádio do Corinthians, preferido do técnico Tite, teve três confrontos, incluindo o contra a Argentina suspenso definitivamente.

Cidades como São Paulo, Rio, BH e Porto Alegre devem ser contempladas, assim como pelo menos duas cidades do Nordeste, provavelmente Salvador e Recife.

Em outubro, dia 12, às 21h30 (de Brasília), o Brasil vai receber a Venezuela na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias. Depois viaja até Montevidéu para encarar o Uruguai, dia 17, às 21h (de Brasília).

Calendário do Brasil nas Eliminatórias

Setembro de 2023
7 - Brasil 5 x 1 Bolívia - Belém
12 - Peru 0 x 1 Brasil - Lima

Outubro de 2023
12 - Brasil x Venezuela - 21h30 (de Brasília) - Arena Pantanal, em Cuiabá
17 - Uruguai x Brasil - 21h (de Brasília) - Montevidéu

Novembro de 2023
Colômbia x Brasil
Brasil x Argentina

Setembro de 2024
Brasil x Equador
Paraguai x Brasil

Outubro de 2024
Chile x Brasil
Brasil x Peru

Novembro de 2024
Venezuela x Brasil
Brasil x Uruguai

Março de 2025
Brasil x Colômbia
Argentina x Brasil

Junho de 2025
Equador x Brasil
Brasil x Paraguai

Setembro de 2025
Brasil x Chile
Bolívia x Brasil

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.