Ouvindo...

Seleção deve enfrentar outro rival da elite da Europa em 2024; veja qual

CBF avalia confronto contra a Alemanha para março do ano que vem; já há um jogo pré-agendado contra a Espanha

Camisa preta da seleção brasileira, com número de Vini Jr, que será usada em amistoso

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) busca marcar mais um amistoso para a Seleção Brasileira contra um rival da elite da Europa na Data-Fifa de março de 2024. Já há para o período um jogo pré-agendado contra a Espanha, em Madri, que terá a campanha contra o racismo como protagonista. A Alemanha é, neste momento, a principal candidata a também enfrentar o Brasil no início do ano que vem.

Seria o segundo confronto entre os dois países depois dos 7 a 1 para os alemães na semifinal da Copa do Mundo de 2014, em 8 de julho daquele ano, no Mineirão. No dia 27 de março de 2018, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Gabriel Jesus, em amistoso realizado em Berlim.

A Alemanha é o adversário que a CBF coloca como prioridade por maior facilidade de ajuste no calendário. Em março de 2024, as seleções da Europa que não se classificarem diretamente por meio da fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa disputarão uma repescagem. Os alemães terão a Data-Fifa livre porque, como país-sede da competição, não participam das Eliminatórias. A Euro em solo alemão será de 14 de junho a 14 de julho de 2024.

Mesmo o jogo contra a Espanha ainda não está 100% confirmado para março de 2024, apesar do anúncio da CBF, porque é preciso que os espanhóis já tenham vaga assegurada na Euro sendo um dos dois primeiros de seu grupo - se não estiver jogará a repescagem. Uma data reserva reservada para esse jogo é junho, antes das disputas da Euro e da Copa América (que será nos EUA).

A Seleção Espanhola está no Grupo A das Eliminatórias da Euro, junto com Escócia, Geórgia, Noruega e Chipre. Por enquanto a Espanha ocupa a segunda colocação, com três pontos, uma vitória e uma derrota, e na próxima segunda-feira (19) vai visitar a Geórgia.

A campanha antirracista da CBF já será feita nos amistosos da Seleção Brasileira este mês, nos jogos contra Guiné, sábado (17), em Barcelona-ESP, e frente Senegal, na próxima terça-feira (20), em Lisboa-POR.

O projeto tem como personagem principal Vinícius Junior, atacante brasileiro que tem sofrido com insultos racistas na Espanha, onde joga pelo Real Madrid. O Brasil ainda será comandado em junho pelo interino Ramon Menezes, que é o titular da Seleção Sub-20.

Novo treinador

Nas Datas-Fifa de setembro, outubro e novembro de 2023 a Seleção Brasileira terá compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será na América do Norte (EUA, Canadá e México). A Conmebol ainda divulgará a tabela com datas, horários e estádios que serão usados.

A intenção da CBF é que o treinador efetivo já comande a Seleção nos jogos de setembro próximo. O italiano Carlo Ancelotti continua como prioridade do presidente, Ednaldo Rodrigues, apesar de ter dito várias vezes que vai cumprir seu contrato até meados de 2024 no Real Madrid.

O plano B é o português Jorge Jesus, que deixou o Fenerbahce-TUR e, apesar de ter uma oferta para comandar a Seleção da Arábia Saudita, aguarda um contato da confederação brasileira para realizar “um sonho”. Este contato deve ocorrer se houver um não definitivo de Ancelotti.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.