Atualmente à frente do Grêmio Novorizontino, equipe vice-campeã da Série A2 do Campeonato Paulista e atual vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Eduardo Baptista tem no seu currículo - além de títulos e passagens por grandes clubes como Palmeiras, Fluminense e Sport - o dom de saber apontar ao dedo a atletas predestinados. Um deles, e seguramente o mais marcante, é Joelinton, atual craque do Newcastle e convocado pela primeira vez neste domingo (28) para a
Foi o técnico Eduardo Batista que lançou Joelinton, em 2014 - o então atacante tinha acabado de ser artilheiro do Campeonato Pernambucano de 2014 (15 gols em 12 jogos) e já convocado para a seleção brasileira sub-17 (em 2012). O grande holofote veio, entretanto, quando o técnico, logo após Joelinton marcar o primeiro gol como profissional, na Série A, diante do Fluminense, lançou a seguinte frase: “Joelinton é jogador de Europa”. Eduardo foi por alguns meses motivo de chacota.
Hoje, passados quase dez anos do episódio, o treinador olha para trás apenas com orgulho de quem enxergou o que poucos, ou ninguém, foram capazes. “A gente fica feliz que meninos que a gente depositou a confiança viraram homens, grandes jogadores, essa é a principal mensagem. E continuar em frente, isso que eu torço. O Joelinton se transformou, é muito diferente do jogador que saiu daqui. Ele aprendeu a jogar na Europa e isso me deixa satisfeito e torcedor dele”, disse.
O Joelinton se transformou, é muito diferente do jogador que saiu daqui. Ele aprendeu a jogar na Europa e isso me deixa satisfeito e torcedor dele
Em 2015, ainda no turbilhão causado pela famosa frase, Eduardo chegou a responder aos críticos de maneira mais contundente. Na altura, em junho de 2015, Joelinton foi vendido pelo Sport ao Hoffenheim, da Alemanha, por cerca de R$ 7 milhões. “Tenho pena de quem ridicularizou”, retrucou.
Ayrton Lucas, Pedro e Richarlison
Eduardo Baptista também aproveitou o ensejo para recordar outros atletas que foram convocados por Ramon Menezes e que também acabaram sendo comandados por ele.
“Eu fico muito contente. A gente tem alguns filhos no futebol. Nessa própria convocação são mais três nomes. A gente oportunizou pela primeira vez o Ayrton Lucas e o Pedro, no Fluminense, trouxemos o Richarlyson, praticamente ainda na base do América, para o Fluminense. É legal ver a meninada. É trabalho feito. Na verdade, a gente não faz nada, a gente oportuniza e o trabalho é deles”, ressaltou.
Os jogos da Seleção Brasileira para os amistosos contra Guiné e Senegal ocorrerão nos dias 17 e 20 de junho, em Barcelona, na Espanha, e em Lisboa, em Portugal, respectivamente. Os atletas vão se apresentar à Seleção no dia 12 do mês que vem.