A janela extra dos estaduais está em vigência até o dia 11 de abril, mas o São Paulo não faz grandes movimentações para buscar reforços neste período. Por enquanto, o clube decidiu pausar a busca por reforços para a temporada.
Em processo de reestruturação financeira, o São Paulo tem uma série de travas no orçamento para disponibilizar verbas ao departamento de futebol, impostas pelo “Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios São Paulo Futebol Clube” (FIDC). Portanto, sem caixa para pagar pela compra de diretos econômicos, existem dificuldades para o Tricolor ser agressivo no mercado.
Tanto que o clube não gastou para adquirir direitos econômicos dos reforços deste ano. Foram quatro nomes oficializados para 2025: os laterais Enzo Díaz, Wendell e Cédric e o meia Oscar. Todos chegaram sem custos pela transferências, e o Tricolor arca apenas com pagamento dos salários e luvas.
Com a janela nacional aberta, o São Paulo ainda pode buscar opções no cenário nacional. O Tricolor, no entanto, manterá a política de austeridade e a observação para novas “oportunidades de mercado” como os reforços já contratados.
O último interesse tricolor foi pelo volante Thiago Mendes, joga no Al-Rayyan, do Catar. O meio-campista de 33 anos tem contrato válido até junho de 2025 e, caso haja um acordo, pode chegar gratuitamente ao São Paulo na próxima janela.
Diretoria do São Paulo aprova elenco atual
Além das dificuldades financeiras, a diretoria avalia que o São Paulo tem um elenco suficientemente qualificado para as pretensões da temporada.
A aposta foi em trocar quantidade por qualidade, e os contratados são considerados como potenciais titulares. Foram 13 saídas do elenco profissional, entre elas as negociações de William Gomes (vendido ao Porto por cerca de R$ 55 milhões) e Moreira (empréstimo ao Porto com opção de compra), jovens criados nas categorias de base.
“O time tem jogado de igual para igual. É competitivo: uma hora vence, outra perde, mas chegará o momento da conquista. Nosso elenco é melhor do que o de 2024. Embora tenha menos jogadores em relação ao ano passado, a qualidade aumentou, principalmente no banco, com a chegada de garotos da base. Problemas com lesões, como as de Luiz Gustavo e Pablo Maia, mas conseguiu equilibrar o elenco dentro do nosso orçamento”, avaliou o presidente Julio Casares, durante o evento do sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2025.
Calendário do São Paulo para os próximos jogos
- 29 de março (sábado): São Paulo x Sport, 1ª rodada do Campeonato Brasileiro - Morumbis
- 2 de abril (quarta-feira): Talleres x São Paulo, 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores - Estádio Mario Alberto Kempes
- 5 ou 6 de abril (sábado ou domingo): Atlético x São Paulo, 2ª rodada do Campeonato Brasileiro - Arena MRV
- 10 de abril (quinta-feira): São Paulo x Alianza Lima, 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores - Morumbis