O Goiás superou o São Paulo no estádio da Serrinha, em Goiânia, nesta quarta-feira (18), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 0 veio após gols de Hugo e Morelli, e deu respiro para o time esmeraldino que viu os rivais na briga contra o rebaixamento também vencerem na rodada.
Segundo pior visitante do Brasileirão, o São Paulo comprovou a fama de não conseguir atuar longe do estádio do Morumbi, na capital paulistana, e chegou ao 13º jogo fora de casa com sete derrotas e seis empates. Bem postado taticamente, o Goiás soube aproveitar as poucas chances que teve e administrar vitória construída ainda na primeira etapa.
Com o resultado, o São Paulo se mantém na 11ª colocação do Brasileiro que começou a rodada, com 35 pontos conquistados, cinco a mais que o Santos, o primeiro no Z4.
Para o Goiás, o resultado é de alívio, já que mantém o clube na 18ª posição, mas com o mesmo número de pontos (30) que o Vasco e o Santos (com um jogo a mais), na luta contra o rebaixamento.
Golaço de cara!
Aos dez minutos, após começo de jogo com mais brigas do que futebol, o Goiás abriu um placar com uma pintura. Maguinho cruzou aberto para Hugo, que acertou finalização de primeira, de esquerda, no ângulo de Rafael para fazer o 1 a 0. Sem chance para o goleiro, que nem se mexeu.
A primeira chance real do São Paulo veio através dos pés de Caio Paulista e Luciano. Aos 39 minutos, o lateral recebeu em profundidade de Rodrigo Nestor e rolou para Luciano, bem posicionado, que isolou.
A partida seguiu quente demais para o árbitro Rafael da Silva Alves, e os confrontos ríspidos seguiram superiores ao futebol apresentado. Não à toa, o primeiro tempo terminou com o mesmo número de finalizações e cartões amarelos: 5 a 5.
No finalzinho
No último suspiro, a quinta finalização em todo o primeiro tempo virou gol. Aos 49 minutos, Alisson perdeu disputa no meio, Morelli disparou driblando dois e finalizou no cantinho, sem chances para Rafael e chegou ao 2 a 0 para os donos da casa.
Seguiu dando Goiás
Aos cinco minutos da segunda etapa, o Goiás quase ampliou. João Magno recebeu em profundidade, e cara a cara com Rafael, tocou por cima de cavadinha, mas muito fraco. Beraldo apareceu para tocar para escanteio.
A sequência da segunda etapa não teve mudança de panorama. Dorival Júnior mexeu na equipe, mas seguiu vendo um time pouco interessado, conformado pela marcação bem postada do Goiás.
Aos 40 minutos, Maguinho cobrou o escanteio, Alesson cabeceou e o desvio de David salvou o terceiro gol esmeraldino, explodindo a bola no travessão.
Goiás 2 x 0 São Paulo
Goiás
Tadeu; Maguinho, Sidimar, Bruno Melo, Hugo; Willian Oliveira, Morelli, Guilherme, Palacios (Vinicius, 14min 2ºT); João Magno (Matheus Babi, 14min 2ºT) e Allano (Alesson, 14min 2ºT). Técnico: Armando Evangelista.
São Paulo
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo, Caio Paulista; Pablo Maia (Gabriel Neves, 26min 2ºT), Alisson (Michel Araújo, 14min 2ºT), Rodrigo Nestor (David, 14min 2ºT), Lucas e Wellington Rato (Juan, 1min 2ºT); Luciano (Erison, 1min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Hugo (10min 1ºT); Morelli (49min 1ºT), do Goiás
Cartões amarelos: Willian Oliveira (10min 1ºT); Allano (26min 1ºT); Sidimar (28min 2ºT); Matheus Babi (50min 2ºT), do Goiás; Rafinha (24min 1ºT); Caio Paulista (26min 1ºT); Pablo Maia (34min 1ºT), do São Paulo
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 18 de outubro de 2023, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima-PE
Assistentes: Rafael da Silva Alves-RS e Francisco Xavier Bezerra Junior-PE
VAR: Rodolpho Toski Marques-PR