O São Paulo venceu o Athletico-PR, nesta quarta-feira (21), de virada, por 2 a 1, no Morumbi, em duelo da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os visitantes começaram de maneira eletrizante e abriram o placar logo nos minutos iniciais, com Vitor Roque, mas o Tricolor alcançou a vitória com Gabi Neves e Luciano.
A partida começou com um Athletico se sentindo em casa, como se estivesse na Arena da Baixada, em Curitiba. O Tricolor demorou a se encaixar, não suportou a pressão e viu erro de marcação de Diego Costa deixar Vitor Roque sozinho na pequena área. O jovem de 18 anos abriu o placar, mas o São Paulo não demorou a empatar com Gabriel Neves.
Na segunda etapa, o jogo seguiu o clima no Morumbi. Para pouco mais de 23 mil pessoas, apenas - horário das 19h costuma afastar o torcedor - e frio de 16º, o Tricolor pouco precisou fazer depois de virar o placar logo no primeiro lance, com Luciano.
O resultado deixou o Tricolor com 18 pontos, provisoriamente no sexto lugar. Já o Athletico, com a derrota, caiu para a nona colocação, com 16 pontos conquistados.
Tá em choque? Chama o Vitor Roque!
Se o jogo começava estudado pelas equipes, o Athletico tratou de não perdoar o cochilo do Tricolor e abriu o placar logo cedo. Aos dez minutos, o lateral Madson desceu pela direita, conduziu até a lateral da área e achou Vitor Roque sozinho na pequena área.
Sem marcação, o garoto de 18 anos que deve ser novo jogador do Barcelona, só precisou empurrar. Diego Costa falhou no lance, marcando a bola e deixando o marcador completamente livre.
Troco instantâneo
Atrás do placar, o São Paulo precisou se lançar ao ataque. O time de Dorival Júnior não demorou para igualar as condições.
Dos pés de Diego Costa partiu um lançamento, a defesa athleticana cortou, e Luciano achou passe para Calleri na área. O camisa 9 tentou rolar de calcanhar, a bola sobrou para Gabi Neves na entrada da área, que chegou batendo com a esquerda e empatou o jogo. 1 a 1.
Em casa, mando eu!
O Tricolor, impulsionado pelo gol de empate ainda na primeira etapa, voltou ao segundo tempo determinado a virar a partida. Logo no primeiro minuto, com Luciano, a virada veio.
Rodriguinho achou Calleri, que fez o pivô e rolou para Luciano chapar com força e fazer o 2 a 1.
Próximos compromissos
Após pausa para data-Fifa de dez dias, o São Paulo viaja para Minas Gerais para encarar o Cruzeiro, no Mineirão. A partida está marcada para este sábado (24), às 21h (de Brasília).
Mudando o foco, o São Paulo segue com os desafios, mas desta vez pela Sul-Americana. Na próxima terça-feira (27), às 21h30 (de Brasília), o Tricolor recebe o Tigre no Morumbi, em São Paulo.
São Paulo 2 x 1 Athletico
São Paulo
Rafael; Rafinha, Diego Costa (Alan Franco, 27min 1ºT), Beraldo, Caio; Luan (Alisson, 1min 2ºT), Gabi Neves, W. Rato (Méndez, 33min 2ºT), Nestor (Rodriguinho, 1min 2ºT); Calleri e Luciano (Marcos Paulo, 33min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Athletico
Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Fernando (Vinicius Kaue, 9min 2ºT); Alex Santana (Léo Cittadini, 22min 2ºT), Hugo Moura; Cuello (Terans, 23min 2ºT), Vitor Bueno (Willian, 36min 2ºT), Christian; Vitor Roque (Marcelo Cirino, 36min 2ºT). Técnico: Wesley Carvalho
Gols: Gabi Neves (18min 1ºT); Luciano (1min 2ºT), do São Paulo; Vitor Roque (10min 1ºT), do Athletico
Cartões amarelos: Calleri (14min 2ºT), Gabi Neves (40min 2ºT); Caio (45min 2ºT), do São Paulo; Alex Santana (44min 1ºT); Thiago Heleno (12min 2ºT), do Athletico
Cartões vermelhos: -
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21 de junho de 2023, quarta-feira, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Savio Pereira Sampaio-DF
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira-CE e Marcia Bezerra Lopes Caetano-RO
VAR: Rodrigo Nunes de Sá-RJ
Transmissão: SporTV (fechada) e Premiere (pay-per-view)