Ouvindo...

Santos vence o Coritiba e deixa a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro

Peixe marcou no início, cedeu empate, mas contou com a estrela de Marcos Leonardo para carimbar a vitória

Santos conseguiu importante vitória sobre o Coritiba

O Santos deixou a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (26) ao vencer o Coritiba, por 2 a 1, na Vila Belmiro. Com o triunfo, o Peixe saltou da 18ª para a 16ª colocação na tabela e abriu dois pontos de vantagem para o temido Z4.

A vitória do Peixe foi construída através de um roteiro dramático. Mesmo abrindo o placar aos 3 minutos de jogo, com Joaquim, o Santos viu o Coritiba empatar logo em seguida, com Robson. Desde a reta final do primeiro tempo, a equipe alvinegra atuou com um jogador a mais, mas só conseguiu retomar a frente no placar aos 27 minutos do segundo tempo.

Já o Coritiba se complicou ainda mais na zona do rebaixamento. A derrota mantém o Coxa na 19ª colocação, com 13 pontos de desvantagem ao Santos, primeiro time fora do Z4. O time paranaense volta a campo no domingo (29), quando encara o Internacional, em Porto Alegre.

O Santos, por sua vez, tem um jogo importantíssimo pela frente. Também no domingo (29), o Peixe visita o Corinthians na Neo Química Arena para um duelo direto na briga contra o rebaixamento. O Timão está em 14º, com 36 pontos.

Começo dos sonhos

Se o jogo parecia recheado de tensão ao Santos, na prática, a coisa foi diferente. A equipe de Marcelo Teixeira procurou se impor dentro de casa nos minutos iniciais para já largar na frente. Logo no primeiro lance do jogo, Marcos Leonardo recebeu cruzamento pelo lado direito e arriscou uma bicicleta, defendida pelo goleiro.

Um minuto depois, o grito de gol entalado na garganta do santista finalmente saiu. Em falta cobrada pela lateral, Joaquim veio de trás, subiu mais alto do que todo mundo e testou para o fundo do gol, sem chances para Gabriel.

..resposta dos sonhos!

Ainda que parecesse atordoado com os minutos de forte imposição do Santos, o Coritiba não demorou para se reinserir na partida. Poucos minutos após o gol de Joaquim, a equipe paranaense chegou em cruzamento pela direita, bloqueado por Dodô, com o braço. Pênalti.

O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães até foi chamado para rever o lance no monitor de vídeo, mas manteve a decisão de campo. Na cobrança, Robson bate no meio do gol e estufou as redes de João Paulo.

11x10

No momento em que a arbitragem revisou o pênalti marcado a favor do Coritiba, o volante Willian Farias questionou o chamado do VAR ao juiz. Pela reclamação, levou cartão amarelo, filme esse que se repetiria minutos depois.

Lucas Lima foi derrubado pelo volante do Coxa na entrada da área. Wagner do Nascimento Magalhães atribuiu o segundo cartão amarelo e, portanto, expulsou o jogador.

Trave trabalha

O segundo tempo na Vila Belmiro teria de ser todo do Santos. Como mandante, e com um jogador a mais em campo, o Peixe se lançou ao ataque e passou a tomar conta da posse de bola no campo do adversário.

Mesmo com a dificuldade em furar o bloco defensivo do Coxa, o Santos conseguiu criar chances esporádicas de perigo. A principal delas veio com Julio Furch, aposta de Marcelo Teixeira no intervalo, que cabeceou na trave de Gabriel.

Sempre ele!

O principal responsável por resolver os problemas do Santos em campo nos últimos anos é o centroavante Marcos Leonardo. No duelo contra o Coritiba, a situação foi a mesma. Momento complicado? Gol do garoto.

Soteldo recebeu passe em cobrança curta de escanteio e levou para a linha de fundo. O venezuelano conduziu, cruzou de perna esquerda e encontrou Marcos Leonardo, sozinho, para colocar o Peixe na frente outra vez.

Santos 2x1 Coritiba

Santos

João Paulo; Joaquim, Basso e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Kevysson; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Teixeira

Coritiba

Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Henrique e Victor Luís. Willian Farias, Matheus Bianqui (Garcez) e Sebastián Gómez; Marcelino Moreno (Fransérgio), Robson (Reynaldo) e Islam Slimani (Bruno Gomes). Técnico: Thiago Kosloski

Gols:
Joaquim (3 min 1ºT), para o Santos e Marcos Leonardo (27 min 2ºT); Robson (10 min 1ºT), para o Coritiba

Cartões amarelos
Willian Farias, Matheus Bianqui, Robson e Fransérgio, do Coritiba; Joaquim, do Santos

Cartão vermelho
Willian Farias, do Coritiba

Público: 12.205
Renda:
R$ 489.047,50

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 26 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)

Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão