O Santos começou amassando o Bragantino na Vila Belmiro, na noite desta quinta-feira (19), pela 27ª rodada do Brasileiro da Série A, e parecia que venceria tranquilamente o rival. Só parecia. Vice-líder da competição, o time do interior paulista colocou a bola no chão, acalmou o jogo, e fez 3 a 1.
O resultado deixou o Santos na zona do rebaixamento, na 17ª colocação, ao final da rodada. Tem os mesmos 30 pontos do Vasco, mas um saldo de gols negativo pior. Já o Bragantino chegou aos 49 pontos, consolidado na segunda posição e a nove pontos do líder Botafogo, que tem 58.
Abafa com a torcida
Embalado por três vitórias seguidas com Marcelo Fernandes como treinador, o Santos teve chegada apoteótica à Vila, com rua de fogo, mania das torcidas agora de receberem seus times com sinalizadores vermelhos nas mãos em um corredor.
O apoio se cristalizou também dentro do estádio, e com essa atmosfera o Santos fez um forte abafa no rival. Com 35 segundos de jogo, Lucas Lima acertou a trave após linda jogada de Kevyson. Até os oito minutos, quando Sasha abriu o placar, eram nove finalizações dos donos da casa e zero do rival.
Mas o gol de Sasha, num rebote após chutaço de Aderlan que explodindo travessão, mudou tudo. Bem organizado como sempre, o Bragantino passou a ficar mais com a bola, irritar o Santos, que perdeu o ímpeto inicial.
Doblete de Sasha
Após pênalti cometido pelo goleiro João Paulo em Matheus Gonçalves, Sasha chutou forte, no canto direito, e anotou o segundo do Braga, e seu, na partida. O goleiro santista, que entrou em campo com uma camisa rosa na campanha de prevenção ao câncer de mama, começou a trabalhar mais a partir daí.
No intervalo, Marcelo Fernandes não economizou nas trocas, colocando Mendoza, Nonato e a esperança santista, Soteldo, poupado no inicio por ter participado nesta semana de jogo da Venezuela contra o Chile, pelas Eliminatórias para a Copa de 2026.
Se a ideia era repetir o abafa do primeiro tempo, fracassou com um minuto, quando Eric Ramirez marcou o terceiro do Bragantino, sacramentando a vitória. Marcos Leonardo até teve chance de diminuir, mas falhou. No fim, após retomar um sufoco, Mendoza fez boa jogada pela esquerda, cruzou, e Léo Ortiz atirou contra o próprio gol.
Próximos jogos
O Santos vai visitar o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, no próximo domingo (22), às 16h (de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão. Já o Bragantino recebe o Fluminense em Bragança Paulista, também no domingo (22), mas às 18h30 (de Brasília).
Santos 1 x 3 Red Bull Bragantino
Santos
João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, João Basso, Dodô e Kevyson (Nonato); Dodi (Wesley Patati), Jean Lucas e Lucas Lima (Mendoza); Maxi Silvera (Soteldo) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.
Bragantino
Cleiton, Aderlan, Luan Patrick, Léo Ortíz e Luan Cândido; Matheus Fernandes (Ramires), Raul (Helinho) e Lucas Evangelista; Matheus Gonçalves (Jadsom), Eduardo Sasha (Thiago Borbas) e Vitinho (Sorriso). Técnico: Pedro Caixinha
Gols
Léo Ortiz, contra, (40min2ºT) para o Santos
Eduardo Sasha (8min1ºT) e (28min1ºT), de pênalti, Ramires (1min2ºT) para o Bragantino
Cartões Amarelos
Jean Lucas, João Paulo, Dodi, Nonato (Santos); Luan Patrick (Bragantino)
Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Arbitragem: Raphael Claus (SP - Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP - Fifa) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG - Fifa)