O atacante Steven Mendoza, do Santos, mostrou uma de suas principais características no gol da vitória sobre o Grêmio nesse domingo (20). Em um contra-ataque veloz pela direita, aos 44 minutos do segundo tempo, o jogador atingiu 36,1kh/h em um pique e fez um passe espetacular de “3 dedos” para Soteldo dar a assistência para Furch marcar.
O feito foi divulgado pelo clube nesta sexta-feira (25), através de dados coletados pelo GPS que usou durante a partida. Uma velocidade que o coloca entre os 15 mais rápidos do Mundo, segundo o site speedsdb, especializado em velocidade de atletas, à frente de nomes como Vinicius Jr. Cristiano Ronaldo, Harry Kane e Haaland.
“Sempre fui veloz, desde a base. É algo meu. E falo que minha principal característica é ser um jogador rápido e habilidoso. Mesmo na velocidade eu consigo driblar, fazer gols, assistências. Mesmo na velocidade muito alta, penso o jogo e isso cria vantagem”, explicou o jogador.
O fisiologista do futebol profissional do Peixe, Guilherme Coimbra, destacou que Mendoza tem a mecânica de velocista, mas com a passada curta. “Tem muita explosão na fase inicial do sprint, com uma aceleração acima da média, levando vantagem nos primeiros 10-15 metros do movimento”, diz o profissional mostrando que outros atletas também estão alcançando marcas expressivas.
Na lista dos top 4 do Santos este ano também aparecem o lateral João Lucas e o zagueiro Joaquim, ambos com 35,5 km/h e o atacante Marcos Leonardo, com 34,60, segundo dados do Departamento de Fisiologia do Clube.