Eliminado precocemente na Série D do Campeonato Brasileiro e sem calendário garantido na temporada 2024, o Santa Cruz prepara agora uma espécie de “cartada final” para tentar se salvar. Com uma dívida estimada de aproximadamente R$ 225 milhões e praticamente zerado em receita para o próximo ano, o presidente tricolor, Antônio Luiz Neto, projeta a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube como salvação financeira e viabilização para reconstrução do Tricolor.
A informação foi veiculada pelo mandatário coral numa entrevista veiculado pelo
“Existem dois ou três investidores que disseram que pagariam integralmente essa dívida, até porque ela é intercalada e será paga de acordo com um cronograma a ser acertado com a Justiça e credores, feito com muita responsabilidade. Então, certamente, venderemos 90% da SAF do Santa Cruz. É dentro desse panorama que nossos profissionais estão tratando com os interlocutores ao nosso lado”, afirmou.
O Santa Cruz, entretanto, ainda não concluiu os trâmites para se tornar SAF. Atualmente, o clube passa por um processo de recuperação judicial. Inclusive, há poucos dias, o Tricolor solicitou na Justiça a ampliação do prazo de seis meses da suspensão das ações impetradas contra o clube - que propõe aos credores um deságio de 90% das suas dívidas.
“Buscamos administrar o Santa Cruz com muita transparência. A dívida é de cerca de R$ 225 milhões. No entanto, na hora que você faz a recuperação judicial, gera uma condição para permitir administrar o pagamento da dívida, dentro da negociação da SAF, para diminuir a dívida. Temos uma grande expectativa que nossos investidores vão pagar isso. Está dentro da negociação, protegendo nosso patrimônio e dando condição dele ser requalificado e melhorado com bons empreendimentos”, disse ALN.
O presidente, entretanto, afirmou ainda não pode revelar os termos da negociação. “Não posso falar de valores, justamente pela questão do contrato de confidencialidade. Mas o que posso garantir é que o Santa Cruz está sendo tratado do tamanho que ele é", disse.
Antônio Luiz Neto encerra o seu mandato ao fim deste ano. Em dezembro, o clube passará por um novo processo de eleição para o próximo triênio. ALN não confirmou se tentará novamente a reeleição. Criticado pela torcida, porém, o mandatário não descartou tentar mais um mandato no clube.