O estádio do Arruda e seus entornos voltaram a ser palcos de cenas de violência no Recife. Após o empate entre Santa Cruz e Mossoró, neste domingo (16), parte a torcida do tricolor pernambucano, revoltada com o cenário crítico da equipe na Série D do Campeonato Brasileiro, não se conteve às vaias e tentou invadir o gramado. A confusão seguiu do lado de fora do estádio.
A tentativa de invasão foi relatava na súmula pelo árbitro do jogo, Leonardo Ferreira Lima. “Informo que após o término da partida houve um tumulto generalizado na torcida do Santa Cruz, onde tentaram invadir o campo de jogo, entrando em confronto com a Polícia Militar, sendo contido pelo policiamento presente”, escreveu.
Pelo incidente, o Tricolor poderá ser denunciado pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I - desordens em sua praça de desporto; II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
O Santa Cruz poderá ser punido ainda com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, além de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil.
Prisões relatadas pela Polícia Civil
Apesar do caos relatado por torcedores do lado de fora do Arruda, com diversos pontos de briga, com arremessos de pedra e balas de borracha, além de tentativa de invasão da área interna do Arruda, a Polícia Civil de Pernambuco informou que duas pessoas foram presas.
As prisões, entretanto, não tiveram relação direta com a pancadaria que tomou conta dos entornos do estádio após o jogo, mas sim com uso de entorpecentes - e ainda antes do início da partida. Abaixo, a nota na íntegra enviada à Itatiaia pela Polícia Civil.
A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, por meio da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva, no dia 16 de julho, a prisão em flagrante delito de dois homens, com 28 e 27 anos, durante uma partida de futebol em um estádio na avenida Beberibe, bairro do Arruda. O autor de 28 anos foi autuado por Entorpecentes (posse e uso), sendo apreendida com ele substância análoga a entorpecente. Ele foi levado à delegacia do torcedor, no estádio de futebol no bairro do Arruda, para realização dos procedimentos cabíveis. O segundo autor, de 27 anos, foi autuado por Entorpecentes (posse e uso), Desacato e Resistência. Após ser encontrada com ele na revista de entrada do estádio, substância análoga a entorpecente. Ele teria tentado evadir-se, mas foi contido pelo efetivo local, que o levou para delegacia do torcedor, no local, para realização dos procedimentos cabíveis.
Cenário do Santa Cruz na Série D
Na próxima e última rodada do Grupo 3 da Série D, o Santa Cruz enfrenta o Iguatu, no estádio Morenão, no próximo domingo (23), às 18h (de Brasília). A equipe pernambucana ocupa a quinta colocação, com 20 pontos, fora do G4.
Para se classificar à fase seguinte, além de vencer, o Tricolor precisa vencer o adversário cearense, já eliminado, e torcer por um tropeço do Potiguar de Mossoró ou do Pacajus, equipes que estão com 22 pontos.