O
Os gols da vitória dos Citizens foram marcados por Phil Foden, duas vezes, e por Rodri. Mohammed Kudus descontou para os Hammers.
Com 91 pontos, o 10º título da equipe de Manchester foi conquistado na 38ª e última rodada do torneio. O Arsenal, que fechou a competição com 89, vinha forte na briga pela taça e também tinha chances de ser campeão. Entretanto, mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre o Everton, os Gunners permaneceram atrás do City na tabela de classificação.
O jogo
O primeiro tempo foi dominado pelo Manchester City que jogou em seus domínios, no Etihad Stadium. Logo no primeiro minuto de jogo, o meio-campista Phil Foden abriu o marcador e ampliou aos 18. Entretanto, mesmo com a maior posse de bola e com mais chances criadas, os Citizens viram o West Ham balançar as redes com o meia Kudus e voltar à partida.
Na etapa final, o time de Pep Guardiola seguiu criando oportunidades para gols e não demorou para que o terceiro tento fosse marcado. Em jogada com De Bruyne e Bernardo Silva, pela direita, Rodri recebeu a bola perto da área e chutou rasteiro em direção ao gol.
O West Ham chegou a marcar o segundo, aos 43 minutos, mas o gol foi anulado por toque de mão identificado pela vídeo arbitragem. O placar foi administrado pela equipe dos citzens até os minutos finais.
Invasão aos gramados
Logo após o apito final, os torcedores dos Citizens
A comemoração nos gramados durou alguns minutos até que a multidão fosse inteiramente contida pela equipe de segurança do estádio. Após os avisos de “deixe o campo imediatamente”, exibidos nos telões, os torcedores voltaram aos assentos para dar lugar ao palanque, onde jogadores e comissão técnica irão receber as medalhas e a taça da Premier League.
Próximos compromissos
Após o triunfo na Premier League, o Manchester City terá o domingo de comemorações. Mas logo já se concentra para a final da Copa da Inglaterra, contra o Manchester United. Os rivais se encontram no próximo sábado, às 11h (de Brasília), em Wembley.
Já o West Ham finalizou os seus compromissos da temporada com o Campeonato Inglês. Os Hammers fecham o torneio na nona posição com 52 pontos.