Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Coordenador médico do Palmeiras explica processos da reapresentação; veja fotos

Confira imagens e detalhes do primeiro dia de trabaho do Verdão em 2024

Caio Paulista se reapresentou com o elenco do Palmeiras na Academia de Futebol

O Palmeiras se apresentou para a temporada 2024 na manhã desta segunda-feira (8), na Academia de Futebol, e volta a treinar na parte da tarde, às 16h (de Brasília). Coordenador médico do clube, o Dr. Pedro Pontin deu detalhes dos procedimentos médicos que passaram os jogadores do elenco e os reforços do Verdão.

As novidades foram os reforços Aníbal Moreno (meio-campista ex-Racing-ARG), Bruno Rodrigues (atacante ex-Cruzeiro) e Caio Paulista (lateral e ponta-esquerda ex-São Paulo). O único desfalque foi o atacante Endrick, que está com a Seleção Brasileira Sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico.

Após o café da manhã no refeitório do centro de excelência, o elenco realizou testes e avaliações médicas. A atividade começou às 8h (de Brasília) e terminou três horas depois.

Coordenador médico do clube, o Dr. Pedro Pontin deu mais detalhes: “Como todo ano, a gente obrigatoriamente faz as avaliações de todos os atletas. Neste ano, acrescentamos as avaliações neurológicas e neurocognitivas, que são pontos cada vez mais importantes. Os dados servirão como padrão tanto para o protocolo de concussão quanto para estímulo e fadiga”, revelou à TV Palmeiras.

O Verdão se orgulho do Núcleo de Saúde e Performance quando se trata dos resultados médicos durante a temporada. Para 2024, no entanto, Dudu e Gabriel Menino começam o ano fora de combate por lesões mais sérias. O meia sofreu fratura no tornozelo, enquanto o atacante passou por cirurgia para corrigir uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, além de problema no menisco.

“Fizemos, como sempre, a coleta de exames laboratoriais, cardiológicos, físicos e motores. A ideia é ter, após esse mapeamento, todos os atletas planilhados e monitorados para planejarmos o trabalho de toda a temporada junto com a equipe da preparação física”, explicou o doutor.

Mais uma vez, as avaliações foram feitas em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo

“Tudo isso só é possível graças a essa parceria. É muito importante para a gente conseguir fazer os testes o mais rapidamente possível e da melhor forma. A partir do momento que temos uma estrutura e ela se associa com o trabalho de excelência do Sírio, conseguimos ganhar tempo e já treinar no campo no período da tarde. É um diferencial, fomos pioneiros e valorizamos muito a parceria”, contou.

Cumprido o cronograma da manhã, o treino da tarde já será no campo para os atletas em plenas condições: “As avaliações transcorreram muito bem, todos os atletas se cuidaram, nenhum fugiu do que foi previsto e programado pelo Núcleo de Saúde e Performance. Ficamos muito satisfeitos e já parabenizamos todos os atletas. Temos muito trabalho pela frente, é só o começo. Será uma temporada longa e esperamos que também bastante exitosa, como foi nos últimos anos”, concluiu.

O Verdão estreia oficialmente na temporada no dia 21 de janeiro contra o Novorizontino, às 16h (de Brasília), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte-SP, pela primeira rodada do Paulistão. Na quinta (11), está previsto um jogo-treino contra o Rio Branco, na Academia.

Confira fotos da reapresentação do elenco do Palmeiras na Academia de Futebol:

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.