Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras marca no último suspiro e vence Goiás no Brasileiro

O Verdão não conseguiu criar chances claras contra o 15º colocado no Allianz Parque, mas venceu ao final

Breno Lopes marcou o gol da vitória do Palmeiras

No final! Mesmo jogo frio e sonolento, o Palmeiras conseguiu superar a defesa bem postada do Goiás e venceu por 1 a 0 nesta sexta-feira (15), com gol marcado aos 53 minutos da segunda etapa por Breno Lopes. O Verdão tenta diminuir vantagem para o líder Botafogo, que agora á de sete pontos.

A primeira etapa fez jus ao clima de São Paulo na noite desta sexta com 14ºC e chuva. Frio e pouco atrativo, o duelo entre Palmeiras e Goiás foi uma batalha tática de um time que tenta encontrar alternativas para ausência de Dudu e outro bem postado defensivamente, trabalhando no contragolpe.

Já no segundo tempo, o roteiro só não foi o mesmo pelos 45 minutos finais completos já que Raphael Veiga, poupado por desgaste muscular, entrou em campo, e Raphael Guzzo foi expulso no Goiás antes dos 30. Mesmo com a vantagem numérica, o Verdão não conseguiu superar as linhas do Goiás, bem treinado e bem postado no Allianz Parque até o último minuto da partida. Breno Lopes aproveitou bate-rebate na área e fez o dele para fazer 1 a 0.

O resultado deixa o Verdão na segunda colocação, com sete pontos de distância para o Botafogo, com 44. O Goiás segue na 15ª colocação e quatro pontos a mais que o Santos, primeiro do Z4.

Goiás recuado e Palmeiras com dificuldades

Sem Veiga, que apontou desgaste muscular, Abel Ferreira escalou o time no 3-4-2-1. Artur e Flaco López atuavam atrás de Rony, a referência, mas contra um time bem postado defensivamente, o Verdão não conseguia criar.

Nos primeiros 35 minutos, o Palmeiras até teve ímpeto ofensivo, e controlou posse de bola. O Goiás apostava na transição para tentar ameaçar, sem sucesso. Os visitantes também não pensavam duas vezes antes de parar jogadas promissoras com falta.

Ao final do primeiro tempo, o Verdão teve 68,3% da posse de bola, mas não conseguiu traduzir o controle do jogo em chances reais. O time teve sete finalizações contra seis dos visitantes, e acertou o gol três vezes, contra duas.

Roteiro parecido

O roteiro do segundo tempo era o mesmo. Um Goiás defensivo contra um Palmeiras que lançava bolas dos zagueiros para o ataque a todo momento. Aos dez minutos, em lance de cruzamento pela direita, Rony tentou bicicleta, e a bola sobrou limpa para Arthur no pé esquerdo, que optou pelo corte para dentro e perdeu a bola. A torcida do Palmeiras vaiou.

Se a criação era o problema, Abel largou mão do esquema com três zagueiros, tirou Marcos Rocha e Flaco López para entrada de Kevin e Raphael Veiga. O meia foi aplaudido de pé pelo estádio.

No primeiro lance de Veiga em campo, o camisa 23 mostrou a diferença que faz na criação. O jogador abriu pela esquerda e achou cruzamento venenoso para Artur, que finalizou de esquerda para bela defesa de Tadeu.

Expulsão que poderia mudar

Raphael Guzzo recebeu o primeiro amarelo com 27 minutos de segundo tempo, e três depois, foi expulso. Em lance de dividida com Ríos, levantou demais o pé e recebeu o segundo cartão. O duelo pasosu a ser de 11 contra 10 no Allianz Parque, e inflamou a impaciente torcida do Verdão.

Os minutos seguintes deixaram clara a evolucão do Goiás com Armando Evangelista. Mesmo com um a menos, o time goiano se manteve bem postado, sem dar espaços ou chances para o pouco inspirado Verdão. Em bola parada, o Esmeraldino até marcou aos 41, mas o gol estava impedido.

No último suspiro!

O Palmeiras já atacava na base do “abafa”, quando aos 53 minutos, a bola sobrou na frente da pequena área para Breno Lopes marcar o primeiro do jogo e o decisivo para o 1 a 0.

Próximos compromissos

O Palmeiras tem mais um desafio pelo Campeonato Brasileiro antes da Libertadores. O time terá quase uma semana completa de treino para encarar o Grêmio na próxima quinta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre.

Na outra quinta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), o Verdão tem desafio pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. O time visita o Boca Juniors, em Buenos Aires.

Palmeiras 1 x 0 Goiás

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha (Kevin, 15min 2ºT), Gustavo Gómez, Luan; Mayke, Zé Rafael (Breno Lopes, 41min 2ºT), Gabriel Menino (Endrick, 22min 2ºT), Piquerez; Artur (Richard Ríos, 22min 2ºT), Rony e Flaco López (Raphael Veiga, 15min 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Goiás

Tadeu; Bruno Santos (Edu, 41min 2ºT), Sidimar, Bruno Melo e Hugo; Raphael Guzzo, Moreli e Wiliam Oliveira; Anderson Oliveira (Palacios, 33min 2ºT), Allano (Vinicius, 36min 2ºT) e João Magno (Alesson, 33min 2ºT). Técnico: Armando Evangelista.

Gols: Breno Lopes (53min 2ºT), do Palmeiras

Cartões amarelos: Flaco López (30min 1ºT); Kevin (22min 2ºT), Rony (36min 2ºT), do Palmeiras; Willian Oliveira (8min 1ºT); Raphael Guzzo (25min 2ºT), do Goiás.

Cartão vermelho: Raphael Guzzo (27min 2ºT), do Goiás

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14 de setembro de 2023, sexta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Savio Pereira Sampaio-DF
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa-RJ e Alessandro de Matos-BA
VAR: Wagner Reway-PB
Público: 38.146 torcedores
Renda: R$ 2.450.600,58

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.