A vitória diante do Altos-PI nesta segunda-feira (3) deu uma tranquilidade mínima para o Náutico: a manutenção dentro do G8 da Série C, o grupo de classificação à próxima fase. Trata-se, entretanto, de alívio pontual. Afinal, a competição vive um momento de extremo equilíbrio, com apenas três pontos separando o vice-líder, o São José, com 19 pontos, do primeiro time fora do G8, o Confiança, com 16, em nono.
O Náutico, com 18 pontos, é o quinto colocado, com a mesma pontuação de São Bernardo e Botafogo-PB. A competição alcançou a 11ª rodada com um cenário similar ao do ano passado. Fazendo um paralelo e, com a experiência de quem terminou a Série C 2022 como vice-campeão, com o ABC, o técnico Fernando Marchiori já tem em mente o número que precisa alcançar com o Timbu para atingir a classificação à fase seguinte.
“Nós fizemos um levantamento e no ano passado, neste mesma rodada, o São José era o oitavo com os mesmos 16 pontos. Então, analisando por aí, claro que você vai ter muitos confrontos diretos. A nossa equipe terá jogos muito iguais, temos o Paysandu, Remo, CSA, Ypiranga, Brusque, Operário-PR. É só decisão. Paysandu e Remo também têm isso. Dentro disso, você fala de uma linha de corte de 29 e 30 pontos, pode ser um para lá ou para cá, mas creio que não fuja demasiadamente desta pontuação”, disse o treinador.
A memória de Marchiori, entretanto, falhou relativamente ao cenário desta mesma rodada do ano passado. Nesta altura, o oitavo colocado era o Manaus, com 17 pontos, enquanto o São José era o 10º, com 16. Mas, mais importante que esse detalhe, é a projeção final para a classificação. Isso porque em 2022, os 29 pontos apontados pelo treinador não foram suficientes para o Botafogo-PB avançar de fase. Na ocasião, a equipe paraibana perdeu a vaga para o Aparecidense-GO, com a mesma pontuação. A equipe goiana levou a melhor no número de vitórias (8 x 7).
“A divisão é assim, acirrada, igualada. Hoje tivemos um jogo duríssimo [contra o Altos]. Quem está lá em baixo, não quer ficar. E quem está em cima, luta para ficar. Só o Amazonas tem uma boa gordura, o resto é jogo a jogo, cada jogo é uma decisão, ponto a ponto. Temos que entender que pontuar é fundamental, mas o número de vitórias também. Saltamos duas posições por saldo de gols. Tudo isso é muito parelho e temos que ter bastante cuidado e equilíbrio para os próximos jogos”, afirmou.
O elenco alvirrubro volta a trenar na tarde desta terça-feira (4), no CT Wilson Campos, no Recife. A atividade é apenas para os jogadores reserva. Os demais regressam aos treinos na quarta-feira (5). O Timbu volta a campo na segunda-feira (10) para enfrentar o São José, no Rio Grande do Sul.