Após três rodadas, o Náutico voltou a vencer na Série C do Campeonato Brasileiro. Utilizando-se bem do mando de campo, nos Aflitos, onde é mais forte na competição, o Timbu superou o Altos-PI, por 1 a 0, na noite chuvosa desta segunda-feira (3), e garantiu a permanência no G8 da Série C. O gol da vitória alvirrubra foi marcada por Berguinho, ainda no primeiro tempo.
Como fica a classificação
Com o decorrer desta 11ª rodada, o Timbu havia entrado em campo nesta noite fora do G8, o grupo de classificação à próxima fase. Com o triunfo, o Náutico se recuperou, subiu duas posições (relativas ao início da rodada) e agora é o 5º colocado, com 18 pontos conquistados. O Altos-PI, por sua vez, com 10 pontos, perdeu dois postos e agora é o 20º, na lanterna da competição.
Próximos compromissos
O Náutico voltará a jogar novamente na próxima segunda-feira (10), quando visitará o Ypiranga, no Rio Grande do Sul. Antes, no sábado (8), o Alto irá até o interior de São Paulo para enfrentar o São Bernardo.
Relato do jogo
O Náutico fez um primeiro tempo bastante intenso diante do Altos. Com uma marcação alta, tentando tirar os espaços da equipe piauiense, o Timbu tentava a todo custo quebrar as duas linhas de quatro do oponente na frente da área. Num jogo típico de Série C, foram inúmeras as jogadas em que a prevaleceram a força física e a disposição dos atletas.
Tecnicamente superior, o Náutico pouco a pouco foi abrindo espaços. Especialmente pela noite inspirada de Paul Villero na ponta direita. A equipe da casa desperdiçou oportunidades com Rennan Siqueira, o próprio Villero e Gabriel Santiago. O Jacaré, nos contra-ataques, assustou aos 30, com Manoel, de frente para Vágner, mandar para fora - o impedimento, entretanto, estava marcado.
De tanto tentar, gol alvirrubro veio aos 36, com jogada dela: Paul Villero. Pela direita, o atacante cruzou na medida, no segundo pau, para Berguinho, de cabeça, abrir o placar: 1 a 0. Aos 41, Paul Villero recebeu passe em profundidade de Gabriel Santiago, entrou na área em velocidade e, de frente com o goleiro, atirou para fora.
No segundo tempo, o Timbu voltou sem Berguinho, lesionado. Bryan entrou no jogo, que seguiu no mesmo ritmo intenso da etapa inicial. A primeira chance real só veio aos 17 minutos, com Souza deixando Jael em condições de marcar. O centroavante finalizou fraco. Aos 22, o contrário: de Jael, para Souza, que da entrada da área atirou uma bomba por cima do gol. Aos 27, Eduardo parou em boa defesa de Rafael.
Com o gramado molhado e pesado pela chuva, aos poucos o técnico Fernando Marchiori pouco a pouco foi tirando os jogadores mais experientes do jogo e dando sangue novo. Saíram Victor Ferraz, Jael e Souza, para as entradas de Diego Ferreira, Jeam e Elton, respectivamente. Mais perto do segundo do que sofrer o empate, o Timbu soube administrar a vantagem e voltar para vencer na competição.
Náutico 1 x 0 Altos
Náutico
Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Denílson, Danilo Cardoso Rennan Siqueira; Jean Mangabeira, Souza (Elton) e Berguinho (Bryan); Gabriel Santiago (Eduardo), Jael (Jeam) e Paul Villero. Técnico: Fernando Marchiori. Técnico: Fernando Marchiori.
Altos-PI
Rafael; Raul, Marcelo, Vavá e Peu; Tibiri, Lelê (Ian) e Bessa; Dieguinho (Micael), Elielton (Fumaça) e Manoel. Técnico: Luan Carlos.
Gol
Berguinho (36min1T), para o Náutico.
Cartões amarelos
Denílson, para o Náutico; Vinícius Paiva, Raul, para o Altos.
Público: 5.169.
Renda: 99.035,00.
Motivo: 11ª rodada da Série C.
Data e horário: 3 de julho de 2023 (domingo), às 20h (de Brasília).
Local: Aflitos, no Recife.
Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE).
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos (RN) e Anderson da Silva Rodrigues (CE).
Quarto árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE).