Valeu a lei do ex nos Aflitos. Em jogo válido pela 10ª rodada da Série C, o artilheiro da competição Sassá, ex-Náutico, voltou a resolver para o Amazonas marcando o gol da vitória da equipe manauara, por 1 a 0, na chuvosa noite desta quarta-feira (28), no Recife.
Foi o 12º gol de Sassá, artilheiro isolado da competição. O Amazonas chegou agora a nove jogos de invencibilidade no Brasileiro. O Timbu, por outro lado, teve quebrada a sequência de seis jogos sem perder - inclusive, foi a primeira derrota do técnico Fernando Marchiori à frente da equipe e ainda o primeiro revés alvirrubro jogando em casa na competição.
Como fica a classificação
Com a derrota, o Náutico fica estacionado com 15 pontos, caindo agora para a sétima posição, com apenas um ponto à frente do Brusque, primeira equipe fora do G8 (grupo de classificação). O Amazonas, por sua vez, ampliou ainda mais a liderança da competição, agora com 21 pontos - três a mais que o vice-líder Operário-PR.
Próximos compromissos
O Náutico volta a jogar novamente na próxima segunda-feira (2), às 20h (de Brasília), quando receberá o Altos-PI, novamente no estádio dos Aflitos. No mesmo dia, mas às 16h (de Brasília), o Amazonas receberá o Pouso Alegre, no Coroado, em Manaus.
A volta de Bryan
O jogo desta noite marcou um retorno especial para o Náutico. O lateral Bryan sofreu duas lesões no joelho direito. Ele passou por duas lesões graves no joelho e voltou a jogar após mais de um ano em recuperação após a segunda cirurgia no ligamento cruzado do joelho anterior. Ele entrou aos 28 minutos do segundo tempo na vaga de Denílson, mas não conseguiu evitar o revés alvirrubro.
Relato do jogo
Náutico e Amazonas fizeram um primeiro tempo intenso nos Aflitos, com as duas equipes dispostas a abrir o placar. Com o gramado molhado pela chuva, o Náutico teve a primeira boa chance do jogo com falta fronta cobrada pelo especialista Souza. Boa defesa de Edson Mardden.
O jogo seguiu um lá e cá frenético, mas com muitos erros de passe e o vigor físico dos atletas se sobrepondo, especialmente na marcação. O Náutico conseguia anular bem as tentativas de contra-ataques da equipe manauara, mas em um só vacilo sofreu o gol. Aos 41, DG avançou na esquerda e chutou cruzado, torto. Lá estava o artilheiro da Série C, Sassá, para encostar e fazer o seu 12º gol na competição, abrindo o placar no Recife.
O gol despertou o poderio ofensivo do Náutico, que ficou perto do empate por duas vezes. Aos 45, com chute colocado de Jael de fora da área, e aos 47, com a bola pedindo para entrar após bate-rebate na área. Paul Villero não aproveitou. Ao apito final, vaias da torcida alvirrubra, insatisfeita com o placar adverso.
O Náutico voltou do intervalo mantendo a pressão. Logo no primeiro minuto de jogo, mais uma grande chance desperdiçada, com Jael na trave. No rebote, Paul Villero parou em Édson Mardden. Nos minutos seguintes, a equipe amazonense buscou esfriar o jogo o máximo possível. Em mais um contra-ataque perigoso, DG bateu cruzado e quase amplia, aos 16.
O jogo seguiu debaixo de chuva, com o Timbu se arriscando ao ataque de maneira pouco organizada e sofrendo mais riscos de levar o segundo gol do que empatar. O resultado foi a primeira derrota em casa na competição.
Náutico 0 x 1 Amazonas
Náutico
Vágner; Victor Ferraz, Denilson (Bryan), Rennan Siqueira e Diego Matos (Régis Tossati); Jean Mangabeira, Souza e Eduardo (Elton); Paul Villero (Alisson Santos), Gabriel Santiago (Berguinho) e Jael. Técnico: Fernando Marchiori.
Amazonas
Edson Mardden; Yuri Ferraz, Jackson, Thiago Spice e Renan Castro; Jorge Jiménez (Xavier), PH e Rafael Tavares (Foguinho); DG (Vini Locatelli), Gustavo Ermel e Sassá (Luan Santos). Técnico: Rafael Lacerda.
Gol
Sassá (41min1T), para o Amazonas.
Cartões amarelos
Eduardo, para o Náutico. Renan Castro, Rafael Tavares, Sassá, Thiago Spyce, para o Amazonas.
Público: 4.699.
Renda: 79.460,00.
Motivo: 10ª rodada da Série C.
Data e horário: 28 de junho de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Aflitos, no Recife.
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC).
Auxiliares: Bruno Muller e Alexandre de Medeiros Lodetti (ambos de SC).
Quarto árbitro: Diego Fernando Silva de Lima (PE).