Nos corredores do Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o sentimento é de incredulidade. Diretores, jogadores e quem estava no rebaixamento do Juventude em 2022 estão surpresos com a quantidade elevada de jogadores com nomes citados na Operação Penalidade Máxima.
Até agora, entre os nomes revelados de atletas que estariam envolvidos no esquema de manipulação de resultados, os zagueiros Paulo Miranda e Vitor Mendes, além do lateral-esquerdo Moraes e do meia Gabriel Tota, tiveram seu nomes revelados em prints pelo Ministério Público de Goiás, que apura os fatos.
Oficialmente, o Juventude só se manifestou via nota oficial repudiando tais fatos, sem fazer quaisquer acusação a jogadores. Entretanto, o que deixou o clube surpreso foi o fato que no segundo ano na Série A do Campeonato Brasileiro, que culiminou com o rebaixamento, jogadores podem estar envolvidos no caso.
O clube ainda estuda - se comprovada a culpa dos atletas - tomar medidas judiciais cabíveis. Por ora, a equipe vai aguardar a definição do caso. Supreende também os nomes que estariam envolvidos, em especial os zagueiros.
Tanto Vitor Mendes, quanto Paulo Miranda, eram jogadores com boa remuneração, além de se tratarem de lideranças na equipe. Mendes, inclusive, somou duas passagens pelo clube de Caxias do Sul e teve destaque.
O destaque de Vitor Mendes em Caxias do Sul, o aproximou do futebol europeu.
Paulo Miranda foi contratado para ser uma grande liderança. Com passagens por clubes como São Paulo e Grêmio, ele é visto em Caxias do Sul como um atleta exemplar.
Moraes e Gabriel Tota eram apostas da equipe. O lateral atuou em 26 jogos, emprestado pelo Atlético-GO, sendo 19 no Brasileiro. O meia fez apenas 13 partidas. Ele chegou ainda no sub-23, emprestado pelo Mirassol.
Já Vitor Mendes soma 67 jogos com a camisa do Ju. Paulo Miranda chegou emprestado pelo Grêmio e jogou 28 jogos, sendo 19 no Brasileirão. A equipe foi rebaixada com 22 pontos ano passado.
O Juventude está na Série B do Campeonato Brasileiro e teve um início muito ruim até agora. Em cinco partidas, a equipe da Serra Gaúcha soma uma vitória e quatro derrotas. Recentemente, o técnico Pintado foi demitido.