Vídeos compartilhados nas redes sociais, nesta terça-feira (14), mostram uma fenda se abrindo nas ruas e calçadas da cidade de Grindavik, na Islândia, durante a erupção do vulcão Fagradalsjall. A cidade, localizada há 4 km da capital Reykjavik, foi evacuada na última sexta (10), após o magma que corria sob a crosta da terra causar centenas de terremotos. Cerca de 4 mil pessoas deixaram suas casas.
Veja o vídeo:
É possível ver fumaça do magma subindo do buraco provocado pela fenda. A Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia informou, na última sexta (10), que houve uma fissura de 15 km de comprimento e que uma erupção poderia ocorrer em qualquer parte dessa extensão. Até o momento, não existe registro de feridos após a abertura da fenda.
A Islândia declarou estado de emergência na sexta-feira (10), após uma série de terremotos abalar o sudoeste da Península de Reykjanes. O serviço meteorológico informou que ocorreram 500 terremotos na região entre 15h de sexta-feira e 3h de sábado, no horário de Brasília, 14 deles com magnitude superior a 4.
Três erupções ocorreram perto de Fagradalsfjall, na península de Reykjanes, em março de 2021, agosto de 2022 e julho de 2023. Todas elas ocorreram longe de qualquer infraestrutura ou zona povoada.
A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número dentre os países da Europa. Esta ilha se sobrepõe à Dorsal Meso-Atlântica, uma fenda no fundo do oceano que separa as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, o que explica o alto nível de atividade sísmica na região.
* Com informações da AFP