Depois de uma intensa novela dramática, Lucas Esteves é oficialmente jogador do Grêmio. O Tricolor anunciou, nesta sexta-feira (14), a contratação do lateral-esquerdo, que assinou contrato em definitivo até o final de 2027.
Em Porto Alegre desde o início da semana, o jogador ex-Vitória passou por exames médicos no clube, e então realizou a assinatura do contrato.
O lateral já foi regularizado no BID pelo Tricolor e pode atuar neste sábado (15) contra o Ypiranga, pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. No entanto, deve ser aproveitado apenas na próxima semana, quando o Grêmio enfrenta o São Raimundo, em Roraima, no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), às 19h30min (de Brasília), pela primeira fase da Copa do Brasil.
Grêmio e Vitória chegaram a um acordo na última semana para a liberação do atleta. Após brigas até mesmo judiciais, os clubes resolveram o imbróglio fora da justiça. O Tricolor pagou novamente o valor da multa rescisória de R$ 1 milhão, cerca de R$ 5,7 milhões na cotação atual.
Veja nota completa do Grêmio
O lateral-esquerdo Lucas Esteves, 24 anos, é mais um reforço do Grêmio para a temporada de 2025. O atleta foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato definitivo por três anos - até o final de 2027. Considerado um jogador de velocidade, foi destaque do Vitória na última temporada e soma na carreira dois títulos de Copa Libertadores da América e um da Copa do Brasil, entre outros.
Paulista, Lucas Esteves começou sua carreira na base do Palmeiras, em 2014, onde ganhou destaque no time Sub-17, conquistando o título da Copa do Brasil em 2017, bem como do Sub-20, sendo bicampeão do Paulista, em 2018 e 2019, campeão Brasileiro (2018), da Copa Ipiranga (2018) e da Copa do Brasil (2019).
Em 2020, foi promovido ao time principal do Palmeiras. Logo na sua primeira temporada como profissional, foi campeão da Florida Cup, do Paulista, da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, além de ter feito parte do elenco que disputou o Mundial de Clubes.
Em 2021, foi emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos, tendo sua primeira experiência no exterior. Em 2022, foi premiado como a revelação do ano, tendo disputado 32 partidas entre a Major League Soccer (MLS) e a Copa dos Campeões da CONCACAF.
Após duas temporadas, retornou ao Brasil, emprestado ao Fortaleza e, após, ao Atlético Goianiense, onde ajudou no acesso do time à primeira divisão do Brasileiro, atuando em 16 partidas e distribuindo duas assistências. Em 2024, ele foi contratado pelo Vitória, onde foi destaque. Em 54 jogos, foi titular em 41. Somou dois gols e cinco assistências.