O atacante Luis Suárez se despediu do Grêmio nesta semana, após o final da disputa do Campeonato Brasileiro de 2023. No dia seguinte ao encerramento do torneio, o uruguaio foi premiado como melhor jogador da competição e explicou como construiu o sucesso no país.
Suárez atrelou o resultado esportivo com a mentalidade resiliente. Ainda em sua resposta, o jogador valorizou como o jovem Endrick, do Palmeiras, consegue cultivar essa mesma característica mesmo antes de completar 18 anos de idade.
“Um jogador tem que ter mentalidade dentro e fora do gramado para chegar em boas condições ao jogo. Muitas horas fazendo trabalho para estar 100% no Grêmio, tenho que dar valor ao desafio. Quando você gosta, tem que afrontar. Quanto mais criticam, mais forte você tem que estar. A cabeça do jogador não importa a idade, seja o Endrick com 17, ou o Suárez, tem que ter compromisso de jogar e fazer o que você gosta”, disse o jogador.
Por fim, Suárez elencou o que mais gostou do futebol brasileiro dentro daquilo que pôde observar de perto em 2023.
“O que mais gostei é a paixão do jogador, da torcida, dos times. Os times tem torcidas, quando não estão em bom momento eles xingam, mas é normal. Vou sempre lembrar do carinho do povo, do Grêmio e dos adversários. É difícil que outra torcida bata palmas para você e isso aconteceu em alguns estádios, me deixa orgulhoso e fica na minha lembrança para sempre”