O Grêmio venceu o América de virada por 3 a 1 na noite desta quinta-feira (22) na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, Danilo Avelar abriu o placar para o Coelho, enquanto Matheus Cavichioli, contra, cedeu empate a favor do Tricolor. Na etapa final, Villasanti virou, e Suárez fechou o marcador.
Com o resultado, o Grêmio vai ao 3º lugar na tabela, com 20 pontos. Já o América, que tinha chances de deixar a zona de rebaixamento, segue em 18º com a derrota, somando 8 pontos.
Próximos compromissos das equipes
As duas próximas partidas do Grêmio serão pela Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (25), o Tricolor recebe o Coritiba em Porto Alegre; e no dia 1º de julho, visita o Bahia em Salvador.
O América, por sua vez, terá que dividir as atenções entre o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. Também no domingo, o Coelho recebe o Internacional no estádio Independência, em Belo Horizonte; e na quinta-feira (29), vai ao Uruguai enfrentar o Peñarol pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Vale lembrar que a equipe americana não depende só de si para avançar.
América segue sem vencer na Arena do Grêmio
Desde a inauguração do novo estádio gremista, em 2012, o Coelho fez o quinto jogo diante do Tricolor e mais uma vez volta para Belo Horizonte sem vencer. Agora são cinco jogos, com quatro vitórias do Grêmio e um empate.
Começo agitado e bolas na trave em Porto Alegre
O América dominou os primeiros minutos de jogo, empurrando a defesa do Grêmio e acertando a trave com Aloísio logo nos lances iniciais. O Tricolor, por sua vez, explorava jogadas pelos lados e também criou desde o começo.
Aos 22 minutos, Suárez também acertou a trave, no momento em que o Grêmio passava a equilibrar as ações tentava sair para o jogo.
Gols e expulsão aumentam as emoções
Aos 24 minutos, em cobrança de escanteio do América, Danilo Avelar subiu mais alto que toda a defesa do Grêmio e “mandou uma bomba” para o fundo da rede, abrindo o placar na Arena.
O domínio americano, que tendia a aumentar, acabou indo “por água abaixo” quando Éder foi expulso ainda aos 34 minutos. Ele cometeu falta no campo de defesa e recebeu o segundo amarelo, deixando o campo mais cedo. O zagueiro é o jogador do Coelho que mais vezes foi advertido na temporada.
Com um homem a mais, o Tricolor aumentou a pressão e contou com ajuda do próprio América para empatar. Aos 39 minutos, Bitello cruzou rasteiro após boa tabela, e Cavichioli tentou encaixar a bola, mas acabou empurrando ela para dentro do gol. Grande falha do goleiro americano e placar empatado na Arena do Grêmio.
Reclamações com a arbitragem
Aos 37 minutos, em jogada de ataque gremista, a bola bateu no braço de Iago Maidana, que fazia apoio no chão enquanto dava carrinho. Mesmo com muita reclamação dos jogadores
Nos minutos finais do primeiro tempo, ambas as equipes intensificaram as reclamações com a árbitra Edina Alves Batista. Além das críticas do Grêmio pelo suposto pênalti não marcado, atletas do América frequentemente pediam cartões aos adversários.
O Coelho terminou o primeiro tempo muito mal e acuado, com nervosismo e falhas defensivas. O Grêmio pressionou muito, mas o placar se manteve igual no intervalo.
Pressão e virada do Grêmio na etapa final
No intervalo, o América fez mudanças na formação para compensar a expulsão de Éder, mas isso não impediu que o Grêmio aumentasse a pressão em busca da virada. Com um homem a menos, o Coelho perdeu força no ataque, já que Everaldo deu lugar ao zagueiro Wanderon.
Como resultado, o Tricolor foi para cima e não desistiu. Aos 15 minutos da etapa final, Villasanti conseguiu bom cabeceio em meio aos defensores americanos após cruzamento e virou o jogo, em lance parecido com o gol de Avelar.
Mesmo machucado, Suárez é fatal
Luiz Suárez foi assunto recorrente nos últimos dias por conta da informação de que ele pensava em se aposentar. Segundo informações, o atacante uruguaio não suportava mais as dores no joelho e iria se reunir com a direção gremista para rescindir o contrato.
Mesmo assim, ele foi levado para o jogo e fez a diferença. Aos 23 minutos, pouco depois da virada do Grêmio, o atacante participou de boa tabela pela ponta esquerda e saiu na cara de Cavichioli. De perna esquerda, Suárez venceu o goleiro para ampliar o marcador - o uruguaio ainda acertou a trave mais uma vez, já na reta final de jogo.
Grêmio 3x1 América
Grêmio
Brenno; João Pedro (Natã), Gustavo Martins, Bruno Alves e Reinaldo; Lucas Mila (Vina), Mathias Villasanti e Franco Cristaldo (Nathan Fernandes); Cuiabano (Nathan), Bitello e Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.
América
Matheus Cavichioli; Marcinho (Matheus Henrique), Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho, Breno (Alê) e Emmanuel Martinez; Everaldo (Wanderson) e Aloísio (Renato Marques). Técnico: Vagner Mancini.
Gols
Danilo Avelar (24 min 1ºT) do América
Matheus Cavichioli (contra, aos 39 min 1ºT); Villasanti (15 min 2ºT); Suárez (23 min 2ºT) do Grêmio
Cartões amarelos
Éder; Matheus Henrique (América)
Cartão Vermelho
Éder (América)
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Público: 15.864
Renda: R$ 763.842,00