O Grêmio deixou escapar a vitória sobre o RB Bragantino nos acréscimos do segundo tempo, neste domingo (7), na Arena, em Porto Alegre, e também desperdiçou a chance de integrar o G4 do Campeonato Brasileiro. Com o 3 a 3 diante dos paulistas, Tricolor ficou com sete pontos e na sétima posição após quatro rodadas na Série A. Já o Bragantino continua em 12º lugar, com cinco pontos.
Na próxima quarta-feira (10), o time gaúcho enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, pela quinta rodada do Brasileirão. No mesmo dia, o Bragantino receberá o América, às 19h, em Bragança Paulista.
Início eletrizante
Apesar de não ter muitas novidades positivas na equipe, o Grêmio não demorou a abrir o placar. Aos quatro minutos, o Tricolor teve uma penalidade a seu favor. Cristaldo converteu e abriu o placar. 1 a 0. Porém, o Bragantino reagiu rápido e, aos oito minutos, Matheus Fernandes igualou: 1 a 1.
Pressão do massa bruta
Depois da igualdade no placar, o Bragantino começou a ocupar os espaços deixados pelo Tricolor. Aos 17, Lucas Evangelista mandou uma bomba para o gol, mas Grando espalmou. Aos 26, Helinho chegou com perigo à meta gremista, e novamente o goleiro tricolor salvou.
Erros tricolores
A insuficiência da equipe causava a ira de Renato Portaluppi à beira do gramado. O Grêmio foi reagir apenas aos 28 minutos, com Bitello, que mandou para o gol, mas o zagueiro Eduardo Santos cortou para fora. Daí para frente, só o Bragantino criou chances perigosas. Antes que o primeiro tempo acabasse, aos 45, Bruno Alves aproveitou um escanteio, mas cabeceou acima das traves de Lucão.
Segundo tempo
Precisando vencer, Renato promoveu as entradas de Zinho e Galdino nos lugares de Lucas Silva e Vina. Porém, aos sete minutos, o Bragantino aproveitou um contra-ataque e Sasha mandou para o fundo do gol. 2 a 1 para o Bragantino.
Resposta de Suárez
Depois do baque, o Tricolor acordou e, aos dez minutos, Luis Suárez enfim marcou no Brasileirão com um golaço na Arena. 2 a 2. Galdino aproveitou o embalo e marcou o terceiro para o Grêmio aos 16 minutos. 3 a 2 para o Tricolor.
Chuva atrapalha o jogo
Com o resultado a seu favor, Renato promoveu a entrada de dois defensores para tentar segurar a vitória na Arena, mas não conseguiu. Daí para frente o jogo seguiu truncado para ambos os lados, o gramado encharcado da Arena, por conta da forte chuva em Porto Alegre, dificultava a partida.
Tudo igual no final
Aos 45 minutos, Diogo Barbosa falhou na defesa, e Juninho Capixaba cruzou para Thiago Borba empatar para o Massa Bruta. 3 a 3. Mesmo com nove minutos de acréscimos, o Tricolor não conseguiu a virada no placar e desperdiçou três pontos em casa.
GRÊMIO 3 x 3 RB BRAGANTINO
Grêmio
Gabriel Grando; Thomas Luciano, Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Zinho, intervalo), Mila (G Martins, 22min 2ºT), Cristaldo (Nathan, 22min 2ºT), Bitello e Vina (Galdino, intervalo); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Bragantino
Lucão; Hurtado, Eduardo, Natan e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Jadsom e Lucas Evangelista; Helinho, Sasha e Bruninho (Vitinho, 22min 2ºT). Técnico: Pedro Caixinha.
Gols: Cristaldo (5 min, 1ºT), Matheus Fernandes (8 min, 1ºT), Sasha (7min, 2ºT), Suárez (10 min, 2ºT), Galdino (16min, 2ºT), Thiago Borba (45min, 2ºT)
Cartões Amarelos: Vina (30min, 1T), Bruno Uvini (44min, 1ºT), Gustavo Martins (30min 2ºT)
Cartões Vermelhos:
Público: 23.760 pessoas
Renda: R$ 1.129.473,00
Motivo: quarta rodada da fase de grupos Copa Libertadores
Data e horário: 7 de maio de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Auxiliares: Felipe Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro