Santos é condenado a pagar R$ 16,5 milhões por dívida e pode sofrer transfer ban

Corte Arbitral do Esporte tomou sua decisão em relação ao débito com o Arouca, de Portugal, pela contratação de João Basso

Zagueiro João Basso, do Santos

O Santos foi condenado pela Fifa a pagar uma dívida de 2,6 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões na cotação atual) ao Arouca, de Portugal, referente à contratação do zagueiro João Basso. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a decisão nesta segunda-feira (12).

Agora, o Santos tem 45 dias para efetuar o pagamento integral do débito. Caso contrário, o clube português poderá acionar a Fifa para que o Peixe sofra um transfer ban, ficando impedido de registrar novos jogadores.

Do valor total, 2 milhões de euros correspondem à dívida principal, enquanto 600 mil euros dizem respeito à multa pelo atraso no pagamento das parcelas.

A Itatiaia apurou que o clube não trabalha com um prazo definido para quitar o montante, mas não cogita deixar expirar o período estipulado pelo CAS. Internamente, o Peixe trabalha para levantar os recursos necessários.

João Basso, que tem pouco espaço sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, foi contratado em julho de 2023, durante a gestão de Andrés Rueda. Pelo Santos, o defensor soma três gols e uma assistência em 34 partidas.

Leia também

Nesta janela de transferências, o Santos acertou apenas a chegada do atacante Gabigol, até o momento. De olho em mais alternativas ofensivas, o clube deve anunciar também o volante Gabriel Menino, que estava no Atlético.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...