Campeão da Tríplice Coroa pelo
Fundada em 2014, a equipe foca na revelação de talentos e no esporte como uma ferramenta de mudança social. Recentemente, o clube fechou uma parceria com o Flamengo, que visa promover o intercâmbio de profissionais e oportunidades para jovens no clube carioca.
“A parceria com o Flamengo é muito importante porque confirma a excelência do trabalho que temos feito e traz ainda mais visibilidade para o Inter de Minas no cenário nacional. Na prática, há um intercâmbio constante de informações, sendo que profissionais do clube carioca vêm até nós, acompanham treinamentos, observam e avaliam atletas, além de trocar metodologias com as nossas comissões técnicas. Para os meninos, é uma vitrine enorme, porque amplia as chances de serem vistos por um dos maiores clubes do mundo”, disse Thiago Gosling à Itatiaia.
Segundo o mandatário, o Inter de Minas atende cerca de 500 pessoas no Centro-Oeste de Minas Gerais. Otimista, ele projeta a consolidação do projeto na formação de jogadores.
“O projeto nasceu com a ideia de usar o futebol como ferramenta de transformação social e de transformar o Inter de Minas em uma referência nacional da formação de atletas. Hoje atendemos aproximadamente 500 crianças e adolescentes do Centro-Oeste mineiro, oferecendo não só treinamento esportivo, mas também acompanhamento escolar e atividades que contribuem para a formação deles como cidadãos”, destacou Gosling.
“Temos o Certificado de Clube Formador da CBF e já somos considerados o maior projeto da região. Nosso objetivo é seguir crescendo em termos de visibilidade e de resultados, consolidando o clube como uma instituição que forma atletas e seres humanos com excelência”, completou.
Disputas em campo e promessas formadas
Dentro de campo, o Inter de Minas participa das principais competições de base e da Copinha. Nesta temporada, a equipe disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro no cenário profissional.
Para Thiago Gosling, isso é importante para que jovens talentos sejam revelados. O presidente citou alguns casos de sucesso da equipe de Itaúna.
“Sim, o Inter de Minas está construindo uma trajetória sólida na formação de atletas. Disputamos todas as competições de base em Minas Gerais, do sub-14 ao sub-20, além da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ao longo dos últimos anos, revelamos jogadores que hoje atuam em clubes do Brasil e do exterior, como o goleiro Kevyn Vinicius, que joga no Nacional da Madeira, em Portugal; Marlon Santos, atacante do Juventude; Pedrinho, atacante do Coritiba; Julio César, lateral esquerdo que estava no Atlético e foi para a Europa, e vários outros”, apontou.