Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Titular do Cruzeiro celebra retorno de meio-campista após mais de seis meses

Zagueiro Lucas Villalba postou foto no Instagram para comemorar o retorno do volante Japa aos gramados

Lucas Villaba e Japa, juntos nos bastidores da Vitória Cup, no Espírito Santo

Titular do Cruzeiro, o zagueiro Lucas Villalba comemorou o retorno do volante Japa aos gramados. Por meio de postagem no Instagram, o argentino celebrou o momento do companheiro de trabalho. O jovem meio-campista ainda não havia entrado em campo nesta temporada.

“O homem voltou. Parabéns, amigo”, escreveu Villalba em postagem nos stories.

Depois de cinco meses em recuperação de lesão, o meia Japa retornou aos gramados nesse domingo (6), na vitória do Cruzeiro sobre o Banfield-ARG, na Vitória Cup. O “cria da Toca” se recuperou de uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda, problema que o tirou de combate no dia 30 de janeiro, durante um treinamento na Toca da Raposa II.

A lesão foi complexa e atleta até correu o risco de passar por cirurgia. Entretanto, o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, descartando a necessidade de um processo cirúrgico à época.

Japa em campo

Contra o Banfield-ARG, Japa atuou por pouco mais de 10 minutos. O jovem, de 21 anos, entrou no lugar de Matheus Pereira e jogou como um meia pela direita, função exercida por Christian quando o time titular está em campo.

Apesar de o jovem estar apto para jogo, o técnico Leonardo Jardim o enxerga como um ‘plus’ no elenco. Para o comandante, a ‘grande temporada’ do armador tende ser em 2026.

“Não é fácil ele combater com aqueles que estão trabalhando há seis meses. Ele terá dificuldade, mas com certeza mostrará o seu valor. A grande temporada dele pode ser não esse ano, mas o próximo ano. Este ano, ele vai ser um ‘plus’, um elemento extra que vai estar conosco. Ele precisa progredir depois desses seis meses”, disse o técnico Leonardo Jardim, em coletiva de imprensa após o jogo com o Banfield-ARG.

“O Japa, eu já tive essa conversa com ele. Ele teve seis meses de treinamento difíceis, somente em recuperação. Vinha treinar, não estava em condições, voltava para trás… Eu segurei ele por mais tempo, antes dessa pausa do Campeonato Brasileiro, para ele recuperar 100%. Hoje, ele está melhor”, completou Jardim.

Antes do confronto com o Banfield-ARG, o último jogo de Japa havia sido no fim de 2024. Na ocasião, o meia entrou em campo no dia 4 de dezembro, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras. O duelo terminou com o placar de 1 a 1.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.