Atualmente no Watford-ING, o técnico Paulo Pezzolano teve uma passagem marcante pelo
Em entrevista ao The Coaches Voice, o uruguaio relembrou a chegada a Belo Horizonte e disse que, além de conseguir o acesso após dois anos frustrados, sua missão era emplacar um estilo de jogo ousado e revolucionário.
“A promoção não era necessária, mas sim uma obrigação para um clube com uma das maiores torcidas do Brasil: 10 milhões de torcedores e 60 mil pessoas no estádio a cada partida”, contou.
“No entanto, para mim, simplesmente conseguir a promoção não era suficiente. Queríamos impor um estilo de jogo que muitos acreditavam impossível naquele campeonato. Futebol de alta intensidade e domínio, mesmo em campos encharcados, como costuma acontecer na Segunda Divisão do Brasil, onde o jogo é disputado em áreas com muita chuva”, relembrou “Papa”.
Pezzolano atingiu seu objetivo e conquistou os resultados que buscava. Com um futebol consideravelmente superior aos concorrentes, o Cruzeiro teve ótima campanha e foi campeão da Série B daquele ano: 78 pontos, 23 vitórias, nove empates, seis derrotas, 57 gols marcados e 26 gols sofridos.
Saída
A saída de Pezzolano, em março de 2023, pegou boa parte da torcida de surpresa. A decisão, no entanto, foi do próprio técnico, que justificou como uma atitude “racional”.
“O normal seria continuar no Cruzeiro e aproveitar a experiência de comandar esse gigante na Primeira Divisão. Mas sou um treinador que não toma decisões apenas com o coração, mas também com a cabeça. Depois da promoção, houve mudanças internas e sabíamos que não seria fácil. Então, anunciei minha saída, mas com o maior respeito à diretoria e à torcida do clube”, recordou.
Paulo Pezzolano
Pezzolano pediu demissão do Cruzeiro após eliminação no Campeonato Mineiro daquela temporada. Sua passagem pelo clube teve 68 jogos, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas.
Logo depois de deixar BH, o “Papa” assumiu o Valladolid-ESP, que também pertencia a Ronaldo, gestor do Cruzeiro durante seu trabalho. Ele ficou no clube espanhol por três temporadas, entre altos e baixos.
O técnico foi contratado pelo Watford em maio deste ano, para a disputa da Championship, a segunda divisão do futebol inglês.