O
A desistência dos cariocas ocorreu por motivos alheios à direção celeste, que tinha aceitado todos os termos impostos inicialmente e, inclusive, topou realizar o pagamento à vista.
Uma das causas foi a forte pressão política e de torcedores do Flamengo nas redes sociais após o vazamento da notícia. Os rubro-negros insatisfeitos criticaram as possibilidades de reforçar um rival local e perder uma joia como Matheus Gonçalves.
A gestão flamenguista ficou em uma posição delicada em meio a uma das maiores crises internas dos últimos tempos, com episódios como o rompimento de Pedro e Filipe Luís e o desgaste do diretor esportivo José Boto.
A Itatiaia ouviu de fontes que, neste contexto, o Flamengo tomou a atitude de priorizar vender Matheus Gonçalves em definitivo para o mercado estrangeiro.
Para brasileiros, a intenção do clube passou a ser um empréstimo. Isso, neste momento, não faz sentido para o Cruzeiro.
O Cruzeiro pagaria 3,5 milhões de euros (R$ 22 milhões) para comprar 50% dos direitos econômicos do atleta.
A negociação era conduzida diretamente pelos presidentes Luiz Eduardo Baptista, o BAP, e Pedro Lourenço. A desistência gerou muita irritação na cúpula celeste.
Matheus Gonçalves
“Garoto do Ninho”, Matheus Gonçalves estreou pela equipe profissional do Flamengo em outubro de 2022, sendo emprestado ao Bragantino em 2023. Desde que Filipe Luís assumiu o comando técnico da equipe rubro-negra, em setembro do ano passado, o jovem atacante foi utilizado em 21 oportunidades.
Contudo, Matheus Gonçalves foi perdendo espaço no grupo principal do Flamengo. A última vez em que o atacante entrou em campo foi em maio, na partida contra o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, quando o Flamengo atuou com time alternativo.
Por conta das poucas oportunidades, o atleta fez um pedido a Filipe Luís para retornar ao sub-20, a fim de acumular mais minutos em campo. Na última quinta-feira (11), Matheus marcou dois gols no empate entre Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro da categoria.