O atacante Kaio Jorge completou, no último domingo (20), um ano defendendo as cores do
Anunciado como reforço em junho de 2024, o atleta estreou pela equipe no dia 20 de junho de 2024, em derrota para o Palmeiras, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, KJ19 entrou no intervalo e teve uma participação tímida.
O cenário é completamente oposto ao visto nesse domingo, na goleada contra o Juventude, um ano depois. Em um Mineirão lotado, Kaio Jorge atingiu um grande desempenho, com duas assistências e um pênalti sofrido. Foi mais uma atuação de gala do “xodó” da torcida cruzeirense na temporada.
Início complicado
Kaio chegou ao Cruzeiro como dono da camisa 9 e pressionado por um investimento que poderia superar R$ 40 milhões. Sem ritmo de jogo e ainda sofrendo consequências da grave lesão que teve no joelho, o atleta, em um primeiro momento, não conseguiu devolver a confiança que recebeu.
Foram dez jogos de jejum e atuações pouco empolgantes. O estopim foi no empate com o Internacional, no Mineirão, dia 28 de agosto, com penalidade máxima perdida. Parte da torcida perdeu a paciência, mas o atacante manteve a cabeça erguida e projetou a retomada.
“Futebol é assim. Um dia você acerta, outro dia você erra. Mas agora é continuar trabalhando para as coisas continuarem dando certo”, disse KJ em entrevista após Cruzeiro 0 x 0 Internacional.
Kaio Jorge desperdiçou pênalti em jogo do Cruzeiro contra o Inter
Decisivo na Sul-Americana
Ainda longe de sua forma ideal, Kaio Jorge deu indícios de que poderia brilhar pelo Cruzeiro em jogos da Copa Sul-Americana. O jovem foi decisivo em partidas de mata-mata contra Libertad-PAR e Lanús-ARG, além de ter ido às redes na final contra o Racing-ARG.
O atacante fez cinco gols em sete partidas no torneio internacional.
Kaio Jorge, do Cruzeiro, marcou gol diante do Lanús-ARG, no estádio La Fortaleza, em Lanús
Voando com Leonardo Jardim
Com a chegada de Gabigol e algumas questões físicas, Kaio Jorge pouco atuou pelo Cruzeiro no início deste ano. Tudo mudou sob a gestão de Leonardo Jardim que, após fazer testes, definiu o camisa 19 como o comandante de ataque.
O atacante ganhou confiança e, finalmente, brilhou para valer no time celeste. Kaio atingiu uma fase iluminada, assumiu a artilharia do Campeonato Brasileiro e é uma das sensações do futebol nacional em 2025.
Kaio Jorge comemorando gol pelo Cruzeiro
‘Me sinto em casa': Kaio Jorge se declara ao Cruzeiro
Kaio Jorge fez um balanço de seu primeiro ano pelo Cruzeiro. O atacante destacou o crescimento que teve, valorizou a recepção e se declarou ao clube.
“Foi um ano de muito trabalho, adaptação e também de crescimento pessoal e profissional. Desde o primeiro dia, fui muito bem recebido aqui no Cruzeiro, e isso fez toda a diferença. Hoje me sinto em casa. Estou feliz com meus números, claro, mas mais ainda com o que estamos construindo como grupo. Seguiremos trabalhando diariamente para seguir melhorando e ajudando esse clube que me faz tão bem”, disse KJ.
Raio-x: os números de Kaio Jorge no Cruzeiro
- 47 jogos (24 em 2025)
- 6 assistências (6 no Brasileirão)
- 21 gols (14 no Brasileirão, 2 na Copa do Brasil e 5 na Copa Sul-Americana)
- 2 cartões amarelos