“Esta classificação indireta (para a Libertadores) é um subobjetivo, o objetivo real é uma classificação direta para a fase de grupos. E para isso, necessitamos ainda de conquistar mais três pontos, talvez seja o suficiente. Como toda a gente sabe, nós vamos fazer do campeonato, sempre o próximo jogo é o mais importante. Também já estamos aqui há sete meses, oito meses no campeonato, andamos sempre nos primeiros lugares e não podemos cair agora na parte final. Acho que é uma questão para todo o grupo de trabalho e a temporada que estão a fazer”, afirmou Jardim.
Terceira colocada com 64 pontos, a Raposa agora luta por uma vaga direta à fase de grupos. Neste ano, os cinco primeiros colocados do Brasileirão avançarão para essa etapa. A diferença de momento para o Botafogo, sexto colocado, é de 12 pontos. Restam 15 pontos em disputa.
Jardim se mostrou frustrado com o resultado do Cabuloso diante do Tricolor das Laranjeiras. Segundo ele, a ambição do Cruzeiro em 2025 é diferente dos últimos anos, quando os objetivos traçados pela Raposa eram mais modestos.
“Nós queremos ganhar todos os jogos. Com certeza, quando não ganhamos, não ficamos satisfeitos com o empate. Possivelmente, no passado, poderíamos (ficar satisfeitos), mas no presente, com a mentalidade desta equipe nós não ficamos satisfeitos. Queremos sempre ganhar. Temos um pré-objetivo, porque volto a dizer, o nosso objetivo é classificar a equipe para a fase de grupos, não para uma pré-eliminatória. Na Europa, classificação para a Champions é uma coisa, para a pré-eliminatória, é outra. Por isso, ainda temos que conquistar os pontos suficientes para o real objetivo do clube”, disse o técnico.
“A nossa ambição é jogar todos os jogos com a responsabilidade de vestir a camisa do Cruzeiro, é procurar o melhor resultado. É isso que encaramos como ambição e um objetivo muito claro, que é a classificação à Libertadores. Foi isto que foi falado no primeiro dia e continua a ser dito, porque é a realidade, e a gente não foge da nossa realidade”, completou Jardim.
Cruzeiro na Libertadores
Um dos mais tradicionais clubes brasileiros na América do Sul, o Cruzeiro venceu a Copa Libertadores duas vezes, em 1976 e 1977. A equipe ainda ficou com o vice em duas ocasiões: 1977 e 2009.
A última participação cruzeirense no torneio foi em 2019. A equipe foi eliminada nas oitavas de final para o River Plate-ARG.
Próximo jogo
O Cruzeiro volta aos gramados apenas no dia 20 de novembro. Na ocasião, a Raposa enfrentará o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partida está marcada para às 16h (de Brasília).