Depois de cinco meses em recuperação de lesão, o meia Japa retornou aos gramados neste domingo (6), na vitória do Cruzeiro sobre o Banfield-ARG pela Vitória Cup. Apesar de o jovem estar apto para jogo, o técnico Leonardo Jardim o enxerga como um ‘plus’ no elenco. Para o comandante, a ‘grande temporada’ do armador tende ser em 2026.
Japa se recuperou de uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda, problema que o tirou de combate no dia 30 de janeiro, durante um treinamento na Toca da Raposa II. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, descartando a necessidade de um processo cirúrgico.
“Não é fácil ele combater com aqueles que estão trabalhando há seis meses. Ele terá dificuldade, mas com certeza mostrará o seu valor. A grande temporada dele pode ser não esse ano, mas o próximo ano. Este ano, ele vai ser um ‘plus’, um elemento extra que vai estar conosco. Ele precisa progredir depois desses seis meses”, disse o técnico.
Jardim revelou que Japa tentou voltar em alguns momentos durante o ano, mas sofria com novos problemas físicos e era obrigado a retornar ao departamento médico. Muito por isso, o comandante entende que Japa precisará de mais tempo para se adaptar e ganhar ritmo de jogo, o que acontecerá no restante deste ano.
“O Japa, eu já tive essa conversa com ele. Ele teve seis meses de treinamento difíceis, somente em recuperação. Vinha treinar, não estava em condições, voltava para trás… Eu segurei ele por mais tempo, antes dessa pausa do Campeonato Brasileiro, para ele recuperar 100%. Hoje, ele está melhor”, afirmou Jardim.
Neste domingo (6), o meio-campista atuou por pouco mais de 10 minutos. O jovem, de 21 anos, entrou no lugar de Matheus Pereira e jogou com um meia pela direita, função exercida por Christian quando o time titular está em campo. Japa, inclusive, se notabilizou na base por ser um atleta muito versátil.