Torcedora emblemática do Cruzeiro, Dona Salomé receberá uma linda homenagem. A história daquela que é considerada um ícone da arquibancada celeste será contada em um filme. A produção foi anunciada nessa quarta-feira (22) e será conduzida pelo ‘Coletivo 1921’, um projeto de cruzeirenses apoiado pelo clube.
O longa-metragem receberá o nome “Salomé – A maior torcedora do mundo” e tem previsão para ser lançado no segundo semestre de 2026.
Quem é ‘Dona Salomé’?
Popularmente conhecida como ‘Dona Salomé’, Maria Salomé da Silva foi uma torcedora símbolo do Cruzeiro por acompanhar o time apaixonadamente. Ela foi vítima de um problema cardíaco em 2019, aos 86 anos, dois dias depois do rebaixamento do clube celeste para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Salomé recebeu diversas homenagens nos últimos anos, sendo retratada pelo clube em uma raposa de pelúcia e tendo o nome cantado na música que marcou o retorno do Cruzeiro à Série A do Campeonato Brasileiro. Abaixo, veja trecho da canção “Salomé e Paiblito”, do cantor ‘Das Quebradas’.
“(...) E eu sou
Cruzeiro, Cruzeiro querido
Salomé e Pablito
No céu também vai cantar
Hoje
É o dia da glória
De fazer história
De ver quem sorriu, sofrer”.
Coletivo 1921
Criado em 2017, o ‘Coletivo 1921’ se dedica a produzir filmes documentais sobre a história do Cruzeiro, tendo os torcedores como protagonistas. O projeto já recebeu premiações nacionais e internacionais com as produções dos longas “Azul Escuro” e “Eterno – Um capítulo incontestado”, ambos exibidos em 2019.