Agora é oficial! O
Nas redes sociais, o clube celeste publicou uma série de “prévias” antes do anúncio oficial. Foram divulgadas fotos do Mineirão, do Edifício Niemeyer e da Toca da Raposa com a escrita: “Why so serious?” — frase que remete ao “Coringa”, vilão do universo dos super-heróis e apelido do jogador.
O Cruzeiro também publicou um vídeo sob a temática do famoso jogo “Grand Theft Auto”, dos videogames. Nele, Gerson aparece cumprimentando Pedro Lourenço, acionista da SAF do clube. Em seguida, o astro diz: “Agora sou Cabuloso. Vapo”.
Negociação por Gerson
O acordo foi costurado nos últimos dias e evoluiu após o atleta e seu estafe não esconderem o interesse no retorno ao futebol brasileiro. O martelo foi batido na última quinta-feira (8) após o aceite dos russos.
Marcão Silva, pai e empresário do atleta, teve papel de protagonismo na negociação, bem como outros intermediários, como o empresário André Cury. A contratação é fruto de um grande esforço da diretoria celeste, que ganhou força após a chegada de Bruno Spindel ao cargo de executivo de futebol.
A Itatiaia apurou que a Raposa pagará 27 milhões de euros fixos ao Zenit por Gerson, além de 3 milhões de euros em bônus.
O interesse cruzeirense por Gerson surgiu ao fim da última temporada e ganhou força após a chegada de Tite, que deu aval pela contratação.
O atleta de 28 anos é o principal reforço do Cruzeiro para 2026 e chega como estrela para a Copa Libertadores. Ainda sonhando com a Seleção Brasileira, o ex-Flamengo viu a Raposa como oportunidade para voltar ao radar da Seleção Brasileira.
Conhecido como “Coringa”, Gerson pode atuar em diferentes funções no meio-campo cruzeirense.
Gerson durante jogo da Seleção Brasileira
Carreira de Gerson
Gerson surgiu nas categorias de base do Fluminense como uma “joia de Xerém”. Revelado em 2015, o atleta chamou a atenção ainda como atacante e foi contratado pela Roma-ITA.
No futebol italiano, o reforço celeste atuou também pela Fiorentina-ITA, até retornar para o Brasil, em 2019.
Contratado pelo Flamengo, Gerson brilhou como segundo volante no time treinado por Jorge Jesus e teve duas passagens vitoriosas pela Gávea, com títulos e convocações à Seleção Brasileira.
No futebol europeu, Gerson passou pela França e pela Rússia além da Itália. Nesses países, jogou por Olympique de Marselha-FRA e Zenit-RUS, seu clube mais recente.
Gerson em partida pelo Zenit, da Rússia
Cruzeiro no mercado da bola
Gerson é a quarta contratação do Cruzeiro para 2026. O clube também fechou com o goleiro Matheus Cunha, ex-Flamengo, e os atacantes Néiser Villarreal, ex-Millonarios-COL, e Chico da Cunha, ex-Mirassol e Cerro Porteño-PAR.
A Raposa manteve a base titular de 2025 e tem buscado reforços pontuais para melhorar o elenco de olho nos próximos compromissos.