Acionado de forma surpreendente por Leonardo Jardim, Rayan Lelis
Mas, afinal, quem é esse Cria da Toca que tanto chama a atenção? A joia do momento é dona de uma história curta, mas intensa, e gera muitas expectativas para um futuro próximo.
A reportagem ouviu pessoas próximas ao jogador, que o descreveram como um “menino bom”, “profissional”, “tímido”, de “extremo talento” e cercado de uma boa estrutura familiar.
Trajetória
Rayan Lelis nasceu em Goiânia, no dia 19 de janeiro de 2017. Com apenas 12 anos, trocou o carinho de casa para se arriscar em prol do sonho. O Athletico-PR foi o destino.
Lá, a promessa ficou até os 16 anos e precisou “se virar”. Antes de poder entrar no alojamento do Furcação, Rayan foi “adotado” por uma “mãe social” e morou por dois anos na casa de outro atleta da base rubro-negra.
Depois da trajetória em Curitiba, o atacante desembarcou em Belo Horizonte para viver o sonho no Cruzeiro.
Europa de olho e multa alta
Em franca evolução no Cruzeiro, Rayan Lelis foi um dos melhores jogadores do time sub-20 em 2025. Isso, claro, gerou duas consequências: atenção de clubes europeus e um novo contrato.
Segundo apuração, três equipes do Velho Continente entraram em contato com o estafe do atleta para colher informações iniciais. A Raposa, ciente da joia que tem em mãos, fechou, no dia 14 de outubro, um novo vínculo com o atacante até o fim de 2029.
O destaque, claro, ficou para a multa rescisória para clubes estrangeiros: 100 milhões de euros, equivalente a R$ 620 milhões na cotação atual.
“Ele tem sonhos. O sonho dele é jogar no time de cima do Cruzeiro, chegar em uma Seleção Brasileira e depois ir para a Europa”, disse uma fonte à Itatiaia.
Adilson Batista, diretor de base do Cruzeiro, ao lado de Rayan Lelis, destaque do sub-20
Férias canceladas, retorno inesperado e Puma à vista
Rayan e todo o elenco sub-20 entraram de férias no dia 13 de outubro, após a conquista do título mineiro. O jogador estava em Goiânia com a família e com passagens compradas para viajar.
Os planos mudaram de última hora por um bom motivo. Assim como Murilo Rhikman, Rayan Lelis foi chamado, na última terça-feira (28), para treinar com o elenco profissional após as lesões de Marquinhos e Wanderson.
A viagem com a família não foi a única situação que precisou esperar. Isso porque o atleta estava pronto para ir a São Paulo assinar contrato de patrocínio com a Puma na quarta-feira (29).
Como joga e números na temporada
Rayan Lelis é um atacante de beirada que usa com facilidade as duas pernas. O atleta tem explosão, habilidade técnica e facilidade para definir jogadas.
Nesta temporada, o jogador demonstrou faro de gol e foi o vice-artilheiro da equipe sub-20 com 14 gols, atrás apenas de Cauan Baptistella.
Relacionado!
Focado nos treinamentos, Rayan Lelis vive a expectativa por uma oportunidade no time principal do Cruzeiro, mas mantém a calma. A disputa de espaço é com Arroyo, Sinisterra, Kaio Jorge, Gabigol e Bolasie.
Ele foi relacionado para o jogo contra o Vitória, no Mineirão, neste sábado (1º), às 16h (de Brasília), pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.