Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Europa, multa de R$ 620 milhões e faro de gol: conheça a joia do momento no Cruzeiro

Rayan Lelis estava de férias e foi acionado pela comissão técnica para treinar com os profissionais na Toca da Raposa II

Rayan Lelis durante treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II

Acionado de forma surpreendente por Leonardo Jardim, Rayan Lelis deixou as férias da equipe sub-20 para compor o elenco principal do Cruzeiro em treinamentos na Toca da Raposa durante a semana. O atacante de 18 anos é considerado uma das maiores promessas do clube e pode atuar contra o Vitória, neste sábado (1º), às 16h (de Brasília).

Mas, afinal, quem é esse Cria da Toca que tanto chama a atenção? A joia do momento é dona de uma história curta, mas intensa, e gera muitas expectativas para um futuro próximo.

A reportagem ouviu pessoas próximas ao jogador, que o descreveram como um “menino bom”, “profissional”, “tímido”, de “extremo talento” e cercado de uma boa estrutura familiar.

Trajetória

Rayan Lelis nasceu em Goiânia, no dia 19 de janeiro de 2017. Com apenas 12 anos, trocou o carinho de casa para se arriscar em prol do sonho. O Athletico-PR foi o destino.

Lá, a promessa ficou até os 16 anos e precisou “se virar”. Antes de poder entrar no alojamento do Furcação, Rayan foi “adotado” por uma “mãe social” e morou por dois anos na casa de outro atleta da base rubro-negra.

Depois da trajetória em Curitiba, o atacante desembarcou em Belo Horizonte para viver o sonho no Cruzeiro.

Europa de olho e multa alta

Em franca evolução no Cruzeiro, Rayan Lelis foi um dos melhores jogadores do time sub-20 em 2025. Isso, claro, gerou duas consequências: atenção de clubes europeus e um novo contrato.

Segundo apuração, três equipes do Velho Continente entraram em contato com o estafe do atleta para colher informações iniciais. A Raposa, ciente da joia que tem em mãos, fechou, no dia 14 de outubro, um novo vínculo com o atacante até o fim de 2029.

O destaque, claro, ficou para a multa rescisória para clubes estrangeiros: 100 milhões de euros, equivalente a R$ 620 milhões na cotação atual.

“Ele tem sonhos. O sonho dele é jogar no time de cima do Cruzeiro, chegar em uma Seleção Brasileira e depois ir para a Europa”, disse uma fonte à Itatiaia.

Adilson Batista, diretor de base do Cruzeiro, ao lado de Rayan Lelis, destaque do sub-20

Férias canceladas, retorno inesperado e Puma à vista

Rayan e todo o elenco sub-20 entraram de férias no dia 13 de outubro, após a conquista do título mineiro. O jogador estava em Goiânia com a família e com passagens compradas para viajar.

Os planos mudaram de última hora por um bom motivo. Assim como Murilo Rhikman, Rayan Lelis foi chamado, na última terça-feira (28), para treinar com o elenco profissional após as lesões de Marquinhos e Wanderson.

A viagem com a família não foi a única situação que precisou esperar. Isso porque o atleta estava pronto para ir a São Paulo assinar contrato de patrocínio com a Puma na quarta-feira (29).

Como joga e números na temporada

Rayan Lelis é um atacante de beirada que usa com facilidade as duas pernas. O atleta tem explosão, habilidade técnica e facilidade para definir jogadas.

Nesta temporada, o jogador demonstrou faro de gol e foi o vice-artilheiro da equipe sub-20 com 14 gols, atrás apenas de Cauan Baptistella.

Relacionado!

Focado nos treinamentos, Rayan Lelis vive a expectativa por uma oportunidade no time principal do Cruzeiro, mas mantém a calma. A disputa de espaço é com Arroyo, Sinisterra, Kaio Jorge, Gabigol e Bolasie.

Ele foi relacionado para o jogo contra o Vitória, no Mineirão, neste sábado (1º), às 16h (de Brasília), pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.