O lateral-esquerdo Kauã Prates, do
O torneio será disputado no Catar, entre os dias 3 e 27 de novembro. Kauã, porém, não foi liberado pelo Cruzeiro para vestir a camisa da Amarelinha. Isso porque, para o clube celeste, o jogador será peça importante na reta final da temporada.
Mesmo com apenas 17 anos, Kauã é o reserva imediato de Kaiki, titular da lateral esquerda na equipe comandada por Leonardo Jardim. O jovem, inclusive, goza de grande prestígio com o treinador. Em 2025, foram oito jogos disputados pelo profissional do Cruzeiro.
O atleta demonstrou interesse em integrar a Seleção Brasileira para a disputa do Mundial, mas entende a importância de estar junto com o elenco cruzeirense em um momento de reta decisiva na temporada.
Além disso, Kaiki está pendurado com dois cartões amarelos. Caso seja advertido no clássico contra o Atlético, nesta quinta-feira (15), Kauã poderá receber uma oportunidade no próximo compromisso do time pelo Campeonato Brasileiro.
Convocados do Cruzeiro
Nesta terça-feira (14), o técnico Carlos Eduardo Patetuci realizou a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Sub-17, que será disputada no Catar, entre os dias 3 e 27 de novembro.
Entre os convocados da equipe celeste estão o zagueiro Vitor Hugo, o meio-campista Felipe Morais e o atacante Pietro Tavares. Os atletas se apresentarão à Seleção na próxima segunda-feira (20) e permanecerão concentrados até o dia 28, data do embarque para o Catar.
O Brasil estreia na Copa do Mundo Sub-17 no dia 4 de novembro, terça-feira, às 9h30 (horário de Brasília), contra Honduras. A Amarelinha está no Grupo H do torneio, ao lado de Indonésia e Zâmbia.
Kauã Prates
Nascido em 12 de agosto de 2008, Kauã é natural de Montanha-ES. Ele está no Cruzeiro desde 2012 e assinou seu primeiro contrato de formação em 2022, com 14 anos.
Versátil, o jogador também pode atuar como zagueiro. Foi nessa função, inclusive, que Prates participou como titular da conquista do Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira, em abril.
Kauã Prates assumiu a titularidade da categoria sub-20 em 2024, mesmo ainda com idade para integrar o sub-17. Nesta temporada, passou a integrar o elenco profissional e ganhou espaço após agradar a Leonardo Jardim.