Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Empresário confirma acerto do Cruzeiro por Gerson e projeta: ‘Grande reforço’

André Cury exaltou a movimentação do Cruzeiro e confirmou sequência de Jonathan Jesus no Cruzeiro

Gerson comemora gol do Zenit em 2025

Empresário que auxiliou nas negociações entre Cruzeiro e Zenit-RUS para contratação do meio-campista Gerson por parte do clube mineiro, André Cury confirmou o acerto entre as equipes. Ao deixar nesta quinta-feira (8) a Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, após reunião sobre o negócio, o agente também fez uma projeção sobre a chegada do “Coringa”.

“Gerson é um grande jogador, Seleção Brasileira. Está finalizando ainda, mas está tudo bem encaminhado, vai ser um grande reforço para o Cruzeiro e para a Nação Celeste”, afirmou Cury, em entrevista na saída do CT celeste.

Cury também comentou que o acerto entre as partes não envolveu nenhum jogador. As conversas entre os clubes tiveram início a partir de um interesse dos russos pelo zagueiro Jonathan Jesus, jovem defensor cruzeirense de 21 anos.

Inicialmente, o Cruzeiro sentou à mesa e se mostrou disposto a envolver Jonathan, primeira reserva na temporada 2025, na conversa. Contudo, o técnico Tite, novidade para 2026, pediu a manutenção do jogador.

“Jonathan teve proposta oficial, inclusive a gente iniciou essa conversa que está culminando na chegada do Gerson com o Jonathan, e depois o professor Tite acho que conheceu melhor o elenco e pediu a permanência dele. Fica, vai fazer uma grande temporada”, também afirmou.

Leia também

Posteriormente, Cury disse que o projeto visando à convocação de Gerson para a Copa do Mundo de 2026 para atuar pela Seleção Brasileira e a vontade do Cruzeiro pesaram a favor para o acerto.

“A vontade do clube, Pedrinho, Bruno Spindel participando ativamente. O pai do jogador, o Marcão, ajudou também demais. Escolheu o projeto correto, tem uma Copa do Mundo em junho, o jogador vai estar mais perto”.

O agente desconversou sobre um anúncio da contratação. “Vamos rezar para sair o anúncio”. Depois, Cury disse que o valor será semelhante quando Gerson foi contratado pelo Zenit.

Gerson deixou o Flamengo em julho de 2025 para fechar com o Zenit até o fim de junho de 2030. O negócio pelo jogador de 28 anos girou em torno de 25 milhões de euros - cerca de R$ 160 milhões à época.

“Negociação parecida quando ele saiu do Flamengo, porque é um jogador de muito nível, já falei, Seleção Brasileira. Basicamente é aquilo que vocês já sabem”, disse Cury.

“A gente vem para ajudar quando é preciso. Os russo compraram o jogador há seis, sete meses, não queriam se desfazer do jogador. Mas começou a negociação pelo Jonathan, depois acabou que o Jonathan pediram a permanência. Agora está aí, vai dar tudo certo, o importante é isso”, finalizou.

“Vapo” na Rússia

Gerson tem 12 jogos pelo Zenit, sendo oito como titular. Ele soma um gol com a camisa da equipe russa, marcado no último jogo do time, em 6 de dezembro.

A temporada russa está em pausa por conta do inverno, como é praxe no país. O próximo jogo oficial do Zenit está marcado para 1º de março, contra o Baltika Kaliningrado, pelo Campeonato Russo.

Cruzeiro

Com Tite como novo treinador para 2026, o Cruzeiro terá pela frente na temporada Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil.

Em 2025, com o português Leonardo Jardim como técnico, o Cruzeiro foi terceiro colocado do Brasileirão e semifinalista da Copa do Brasil. O time teve como dupla de volantes Lucas Silva (capitão) e Lucas Romero, com Christian como meia aberto pela direita.

Matheus Pereira foi o grande articulador e meia-atacante, com Wanderson ou Keny Arroyo (mais ao fim da temporada, com Wanderson fora por lesão muscular na coxa esquerda) aberto na ponta esquerda.

O Cruzeiro vai estrear na temporada no sábado (10), às 18h30 (de Brasília), diante do Pouso Alegre, no Mineirão, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. A tendência é de Tite usar uma equipe alternativa, com jovens da base, no primeiro jogo do ano.

Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...