Entre 2011 e 2012,
Os comandantes ficarão frente à frente em Tombense x
Fato é que as carreiras de Tite e Cristóvão estão ligadas. Tanto pela concorrência entre paulistas e cariocas, quanto por um episódio especial em 2016.
Embates inesquecíveis
Em agosto de 2011, o técnico Ricardo Gomes sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o empate do Vasco com o Flamengo, no Estádio Nilton Santos, em jogo da 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O drama afastou o ex-zagueiro do comando cruzmaltino e abriu espaço para um auxiliar pouco conhecido.
Cristóvão Borges assumiu o Vasco na quarta colocação, a dois pontos do líder Corinthians. Com um bom trabalho, o sucessor de Ricardo Gomes conduziu o time vascaíno a uma arrancada que culminou em uma disputa ponto a ponto com o Timão pelo título.
Tite levou o melhor e os paulistas foram campeões. No ano seguinte, mais uma disputa importante, dessa vez pelas quartas de final da Copa Libertadores.
Novamente, melhor para o Corinthians, que avançou em uma eliminatória repleta de emoções e teve caminho aberto para ser campeão.
Invencibilidade em jogo
Ao todo, Tite e Cristóvão Borges se enfrentaram oito vezes, incluindo partidas envolvendo outros clubes. O técnico do Cruzeiro tem desempenho hegemônico e ainda não perdeu para o comandante do Tombense. Veja os números:
- 8 jogos
- 5 vitórias de Tite
- 3 empates
Cristóvão Borges é o novo treinador do Tombense
Cristóvão substituiu Tite no Corinthians
Outro momento que ligou Tite a Cristóvão Borges aconteceu em 2016. Tido à época como melhor técnico do país, o atual comandante do Cruzeiro recebeu convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção Brasileira na vaga de Dunga.
Sem seu líder, o Timão foi ao mercado com a dura missão de substituí-lo. Cristóvão Borges estava sem clubes e foi o escolhido. A passagem, no entanto, não deu muito certo, e o comandante deixou o cargo após 18 partidas.
Tombense x Cruzeiro
O Tombense receberá o Cruzeiro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O time desistiu de mandar a partida em Tombos, na Zona da Mata, por questões logísticas.
Para a partida, Cristóvão Borges não poderá contar com o goleiro Matheus, que foi expulso diante do Uberlândia, na primeira rodada. Douglas assumirá a meta.
O Cruzeiro de Tite, por outro lado, deve continuar com uma equipe alternativa. Os titulares ainda se preparam na Toca da Raposa II para o restante da temporada.
Com um ponto, o Tombense ocupa a quarta posição do Grupo B. O Cruzeiro ainda não pontuou e está na segunda colocação do Grupo C.