Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Em segundo jogo no Cruzeiro, Tite reencontrará velho concorrente que nunca o venceu

Técnico do Tombense, rival da vez, tem história com o comandante celeste, que leva ampla vantagem

Tite, técnico do Cruzeiro

Entre 2011 e 2012, Corinthians e Vasco travaram uma disputa acirrada pelo protagonismo do futebol brasileiro. As equipes eram treinadas por Tite e Cristóvão Borges, respectivamente, que terão um novo encontro nesta quarta-feira (14).

Os comandantes ficarão frente à frente em Tombense x Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, em jogo da terceira rodada do Campeonato Mineiro. Apesar de viverem momentos diferentes na carreira, os técnicos partilham da missão de iniciar um novo trabalho.

Fato é que as carreiras de Tite e Cristóvão estão ligadas. Tanto pela concorrência entre paulistas e cariocas, quanto por um episódio especial em 2016.

Embates inesquecíveis

Em agosto de 2011, o técnico Ricardo Gomes sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o empate do Vasco com o Flamengo, no Estádio Nilton Santos, em jogo da 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O drama afastou o ex-zagueiro do comando cruzmaltino e abriu espaço para um auxiliar pouco conhecido.

Cristóvão Borges assumiu o Vasco na quarta colocação, a dois pontos do líder Corinthians. Com um bom trabalho, o sucessor de Ricardo Gomes conduziu o time vascaíno a uma arrancada que culminou em uma disputa ponto a ponto com o Timão pelo título.

Tite levou o melhor e os paulistas foram campeões. No ano seguinte, mais uma disputa importante, dessa vez pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Novamente, melhor para o Corinthians, que avançou em uma eliminatória repleta de emoções e teve caminho aberto para ser campeão.

Invencibilidade em jogo

Ao todo, Tite e Cristóvão Borges se enfrentaram oito vezes, incluindo partidas envolvendo outros clubes. O técnico do Cruzeiro tem desempenho hegemônico e ainda não perdeu para o comandante do Tombense. Veja os números:

  • 8 jogos
  • 5 vitórias de Tite
  • 3 empates

Cristóvão Borges é o novo treinador do Tombense

Cristóvão substituiu Tite no Corinthians

Outro momento que ligou Tite a Cristóvão Borges aconteceu em 2016. Tido à época como melhor técnico do país, o atual comandante do Cruzeiro recebeu convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção Brasileira na vaga de Dunga.

Sem seu líder, o Timão foi ao mercado com a dura missão de substituí-lo. Cristóvão Borges estava sem clubes e foi o escolhido. A passagem, no entanto, não deu muito certo, e o comandante deixou o cargo após 18 partidas.

Tombense x Cruzeiro

O Tombense receberá o Cruzeiro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O time desistiu de mandar a partida em Tombos, na Zona da Mata, por questões logísticas.

Para a partida, Cristóvão Borges não poderá contar com o goleiro Matheus, que foi expulso diante do Uberlândia, na primeira rodada. Douglas assumirá a meta.

O Cruzeiro de Tite, por outro lado, deve continuar com uma equipe alternativa. Os titulares ainda se preparam na Toca da Raposa II para o restante da temporada.

Com um ponto, o Tombense ocupa a quarta posição do Grupo B. O Cruzeiro ainda não pontuou e está na segunda colocação do Grupo C.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...