Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Dirigente revela qual técnico Cruzeiro cogitou contratar antes de trazer Jardim

Leonardo Jardim foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro de 2025, como substituto de Fernando Diniz

Alexandre Mattos ao lado do técnico Leonardo Jardim, na Toca da Raposa II

Técnico do Cruzeiro durante boa parte da temporada 2025, o português Leonardo Jardim foi contratado ainda na gestão liderada por Pedro Lourenço e Alexandre Mattos. Jardim chegou ao clube celeste para substituir Fernando Diniz e com renome internacional após passagens por Monaco-FRA, Sporting-POR, Olympiacos-GRE e Al-Hilal-SAU.

Ainda assim, o português não era tido como a primeira opção para a diretoria celeste à época. Pelo menos é isso que disse o próprio Mattos, atual diretor-executivo do Santos. Segundo ele, um nome que era tratado como prioridade após a demissão de Diniz era o de Juan Pablo Vojvoda, ex-Fortaleza e hoje, também, no Peixe.

“Mapeamos e começaram a aparecer vários nomes, alguns que estavam até empregados. ‘Será que esse cara sai? Será que dá?’. Um deles, inclusive, era o Vojvoda, que eu estou trabalhando hoje. Não chegamos a ligar e tudo, mas ‘será que vale a pena?’. Ele estava na lista (de técnicos que interessavam)”, revelou ao canal Denílson Show, no YouTube.

Mattos disse ainda que a possibilidade da contratação de Jardim surgiu após uma ligação do empresário Paulo Pitombeira. Ele revelou também que o acerto foi muito rápido, já que o treinador viu com bons olhos uma experiência no futebol sul-americano.

Claro, o Cruzeiro sem treinador é comum ter as ligações de empresários. Numa dessas ligações, o Paulo Pitombeira, que é um empresário: ‘Por que você não não tenta o Léo Jardim?’. Falei: ‘O Léo já falou não para o Brasil tantas vezes para o Flamengo e tal. E está em um time em Dubai. Deve estar ganhando um dinheiro que é impagável’”, iniciou.

"(...) Marcamos um Zoom paro dia seguinte. Seria talvez meia hora e foi uma hora. O zoom terminou e fizemos de novo. ‘Tá, foi muito bom, deu uma empatia legal’. Eu falei: ‘Vou esperar o Pitombeira me dar o feedback. Eles me ligam: ‘Alexandre, se a gente chegar num acordo, ele falou que vai. Falou que vai no xeque lá do clube vai falar que tá insatisfeito com umas coisas que prometeram e não cumpriram. E vai embora. Ele quer ter uma experiência na América do Sul”, foi além, na sequência.

Leia também

Números de Jardim no Cruzeiro

Jardim chegou ao Cruzeiro no dia 4 de fevereiro, para substituir o demitido Fernando Diniz. No total, ele treinou o time celeste em 55 jogos oficiais e acumulou 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas - aproveitamento de 58,18%.

Com o português, a equipe mineira fez campanha de destaque na Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro terminou a competição na terceira colocação, com 70 pontos - nove a menos que o campeão Flamengo.

O bom desempenho celeste rendeu ao time a classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.

Em contrapartida, a Raposa amargou eliminações na semifinal do Campeonato Mineiro, na primeira fase da Copa Sul-Americana e na semifinal da Copa do Brasil.

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.

Ouvindo...