O Cruzeiro surpreendeu a todos e anunciou na manhã desta quinta-feira (8) a renovação de contrato do meio-campista Japa. Com a extensão, o novo contrato com o ‘Cria da Toca’ tem previsão para terminar em 2030. Anteriormente, em 2023, o clube celeste já havia prolongado o vínculo com o jogador até o fim de 2027.
Recentemente, Japa teve o nome muito citado em especulações de mercado. O meio-campista esteve envolvido na negociação do Cruzeiro pela contratação do zagueiro Vitão, que acabou por assinar com o Flamengo. Nesse caso, o clube celeste pagaria ao Internacional uma quantia e cederia Japa por empréstimo.
Como a negociação não teve desfecho positivo, o Cruzeiro não só cancelou a operação envolvendo Japa, que já estava praticamente certa, como alegou que não abrirá conversas com o Internacional por ora. Com isso, pelo menos neste início de ano, Japa permanecerá na Toca para compor o elenco comandado por Tite.
Outros assédios
Além do Internacional, Japa foi alvo de outros clubes em um passado recente. No início de 2025, o meio-campista despertou o interesse do Sport e do Fortaleza. Porém, as negociações não avançaram. O mesmo valeu para o RB Bragantino, que tentou envolver o jogador em uma venda do lateral Juninho Capixaba para o Cruzeiro.
Japa no Cruzeiro
Revelado pelas categorias de base do Cruzeiro, o meio-campista Japa fez apenas em novembro o primeiro jogo oficial na temporada 2025. Isso porque ele precisou superar uma grave lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida no fim de janeiro do ano passado.