Liderado por Pedro Lourenço, o
De acordo com a entidade, a primeira proposta será entregue 60 dias depois do fim das inscrições, encerradas no fim deste mês. Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAM), foi definido como presidente do grupo. Helder Melillo, diretor da CBF, ficou com a relatoria.
Conforme apurou a Itatiaia, o Cruzeiro respondeu positivamente ao convite da CBF e se inscreveu. O clube enxerga a entrada no GT de Arbitragem como um meio possível para atingir melhoras importantes na atuação dos homens do apito. O futebol brasileiro atravessa uma crise profunda no quesito.
De acordo com reportagem do UOL, até a última terça-feira (28), apenas dez clubes haviam respondido ao chamado da CBF.
Reclamações do Cruzeiro com a arbitragem no Brasileirão 2025
O Cruzeiro já se sentiu prejudicado pela arbitragem em diversas oportunidades na atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, em empate sem gols com o Palmeiras, a equipe reclamou muito da atuação de Rafael Rodrigo Klein.
Internacional 3 x 0 Cruzeiro - 2ª rodada
Jonathan Jesus foi expulso aos 20 minutos do primeiro tempo, ainda com o placar zerado. No lance em questão, o zagueiro teve contato leve com o atacante Wesley na entrada da área e foi expulso por Marcelo de Lima Henrique. Mesmo com muita pressão, o árbitro sequer sequer consultou o VAR e não voltou atrás.
Cruzeiro 1 x 2 Santos - 19ª rodada
Na derrota para o Santos, ainda no primeiro turno, a equipe celeste se sentiu prejudicada após Wilton Pereira Sampaio consultar o VAR e anular um gol de Kaio Jorge quando a partida estava 1 a 1. Ele acusou falta de Matheus Pereira em Zé Rafael no início da jogada, o que gerou muita polêmica e repercussão negativa.
Mirassol 1 x 1 Cruzeiro - 20ª rodada
O Cruzeiro reclamou de um pênalti não marcado diante do Mirassol, na primeira rodada do returno. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, o meia José Aldo tocou com a mão na bola dentro da área em lance de perigo para o Cruzeiro. O árbitro Bruno Arleu de Araújo (RJ) nada marcou, e o VAR, administrado por Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ), também não chamou para uma revisão na cabine de vídeo.
Atlético 1 x 1 Cruzeiro - 28ª rodada
O último clássico foi marcado por uma arbitragem equivocada de Paulo Cesar Zanovelli. A principal reclamação do Cruzeiro girou em torno do escanteio mal marcado que ocasionou o gol do Atlético na partida. O alvinegro Dudu foi o último a tocar na bola, e a marcação correta seria o tiro de meta.
Os jogadores celestes ficaram irados com a situação. Kaio Jorge fez gesto de roubo e foi expulso, enquanto Lucas Silva ameaçou tirar o time de campo.
Palmeiras 0 x 0 Cruzeiro - 30ª rodada
Dois lances capitais deixaram os jogadores do Cruzeiro revoltado. O primeiro aconteceu aos 10 minutos do primeiro tempo, após Gustavo Gómez acertar a canela de Wanderson.
O árbitro Rafael Klein foi ao VAR analisar o lance em questão e, após revisão, deu cartão amarelo para o zagueiro paraguaio. A situação gerou revolta nos jogadores cruzeirenses.
Outro momento que deixou os cruzeirenses na bronca foi na expulsão de Fabrício Bruno, aos 25 minutos. O árbitro apontou falta em Allan e deu o segundo amarelo para o camisa 15.