O técnico Leonardo Jardim não ficou em cima do muro e deu opinião forte sobre a parada no calendário dos times da Série A do Campeonato Brasileiro devido à disputa do Mundial de Clubes da Fifa. Em sua primeira entrevista exclusiva como comandante celeste, o treinador disse à Itatiaia que preferiria ter dado sequência aos jogos.
“Ao contrário do que muita gente fala, que essa pausa beneficia as equipes que param, minha opinião é totalmente contrária. Com 12 jogos do campeonato, ninguém estava cansado e todos estavam em um bom ritmo. Foi uma pena existir essa quebra. Mas o planejamento é esse e tivemos que nos adaptar”, lamentou.
Vinte dias depois do último jogo oficial, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (3). O time de Leonardo Jardim estreia na Vitória Cup contra o Defensa y Justicia-ARG, no estádio Kleber Andrade, na cidade de Cariacica, na Grande Vitória, no Espírito Santo.
No próximo domingo, o Cruzeiro volta a jogar, dessa vez com o Banfield-ARG, também no estádio Kleber Andrade, no último jogo da Vitória Cup.
Último jogo no Brasileirão
Antes desse encontro com “El Halcón”, o Cruzeiro havia entrado em campo no dia 12 de junho, no empate em 0 a 0 com o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para Jardim, as equipes brasileiras classificadas para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa vão manter o alto rendimento por não terem parado entre junho e julho.
“As equipes que disputaram o Mundial vão continuar jogando, tendo ritmo e com certeza vão entrar bem nessa fase. Talvez no fim da época, em novembro, pode haver uma certa fadiga. Mas, neste momento, com certeza isso não vai existir. Ninguém está cansado com somente quatro meses de competição”, analisou.
Próximo jogo no Campeonato Brasileiro
A primeira partida oficial do Cruzeiro após a parada no calendário nacional está marcada para o dia 13 de julho, contra o Grêmio, no Mineirão, às 20h30 (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time celeste é o segundo colocado no Brasileiro, com 24 pontos em 12 jogos. A equipe de Leonardo Jardim tem a mesma pontuação do líder Flamengo (que também tem 24 pontos). No entanto, o Rubro-Negro tem um jogo a menos e lidera no critério de desempate saldo de gols (20 a 9).
“Estávamos bem quando o campeonato parou. Vínhamos em uma sequência positiva. É isso que temos que manter. Nosso objetivo base é jogar num espaço de classificação para a Libertadores do próximo ano. É nisso que trabalhamos, jogo a jogo, para sermos mais competentes como grupo, em termos de resultado, e continuar a fazer de cada jogo nossa final. Para depois, no fim, tentar chegar a esse primeiro objetivo, sempre ambicionando, se for possível, mais”, concluiu.